Envio do Relatório de Execução do Projeto
Código do Projeto Aprovado
107
TÍTULO DO PROJETO
CAPACITAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA UM ENSINO ACESSÍVEL
NOME DO ORIENTADOR
Cristian Roberto Antunes de Oliveira
NOME DO PROPONENTE
Sandy Alana Reis Fernandes de Oliveira; KEITHLYE STRAPAICCI TELES DE MENEZES MARIA CRISTINA PEREIRA VIANNA ANDRÉIA ALVES DE FRANÇA MENDES BRENDON DA SILVA MARQUES
Matrícula
1092492
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
sandy.oliveira.aluno@unifacvest.edu.br
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA
Referências Bibliográficas
Wallon, Henri. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Edições 70, 1986.
Vygotsky, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Atividades que Foram Desenvolvidas
Revisão bibliográfica sobre a importância da afetividade no desenvolvimento cognitivo.
Capacitação de educadores para a implementação de práticas afetivas em sala de aula.
Aplicação de práticas afetivas em turmas de ensino infantil, com monitoramento dos resultados.
Sessões de feedback e discussão com educadores e alunos sobre as práticas adotadas.
Dificuldades Encontradas no Desenvolvimento da Pesquisa
Desafios na adaptação das práticas afetivas ao contexto específico de cada turma.
Limitações de recursos para a implementação de atividades mais elaboradas.
Descreva a Interação Durante o Projeto
As interações ocorreram por meio de reuniões presenciais e online, workshops de capacitação, e sessões de feedback com os educadores e alunos após a aplicação das práticas.
Estimulou a Motivação na comunidade escolar/empresa ou outro local da pesquisa?
Sim, o projeto despertou grande interesse entre educadores e alunos, promovendo maior engajamento na aplicação de práticas pedagógicas que valorizam a afetividade.
Considerações Finais da Realização do Projeto
O projeto "Afetividade na Aprendizagem: A Linguagem Universal do Amor" foi bem-sucedido em integrar a afetividade como elemento central no processo educacional. A prática mostrou-se eficaz em melhorar o ambiente escolar e o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Recomenda-se a continuidade do projeto, com a expansão das práticas para outras turmas e a capacitação contínua dos educadores.
Anexos (opcional)