Envio do Relatório de Execução do Projeto
Código do Projeto Aprovado
101
TÍTULO DO PROJETO
A Gamificação na Educação: Integrando Podcasts como Ferramenta Pedagógica Inovadora
NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
NOME DO PROPONENTE
Larissa Bitencourt Capistrano; Michele Alseni Macedo; Renato Rodrigues
Matrícula
0
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Referências Bibliográficas
Baptista, Alexandre Barras. A Gamificação no Ensino da Geografia: Teoria e Aplicações. Relatório de Estágio de Mestrado, 2022.
Melo, Narcisa Castilho. Podcast: uma nova ferramenta no contexto educacional. Educação Sem Distância, Rio de Janeiro, n. 3, jun. 2021.
Atividades que Foram Desenvolvidas
Planejamento e seleção dos temas dos podcasts e dos elementos de gamificação.
Capacitação dos participantes em gravação de podcasts e metodologias de gamificação.
Produção e divulgação dos podcasts, integrando atividades gamificadas.
Sessões de feedback para avaliar o impacto das metodologias adotadas.
Dificuldades Encontradas no Desenvolvimento da Pesquisa
Desafios na adaptação dos conceitos de gamificação para um formato acessível via podcasts.
Limitações tecnológicas iniciais para a produção de alta qualidade dos episódios.
Descreva a Interação Durante o Projeto
As interações ocorreram por meio de reuniões presenciais e online, workshops de capacitação em produção de podcasts, e sessões de feedback com os ouvintes após a publicação dos episódios.
Estimulou a Motivação na comunidade escolar/empresa ou outro local da pesquisa?
Sim, o projeto despertou grande interesse entre os estudantes e educadores, promovendo maior engajamento na discussão de temas pedagógicos e incentivando o uso de podcasts como ferramenta de aprendizagem.
Considerações Finais da Realização do Projeto
O projeto "A Gamificação na Educação: Integrando Podcasts como Ferramenta Pedagógica Inovadora" foi bem-sucedido em sua proposta de integrar a gamificação ao ensino através de podcasts. A metodologia adotada mostrou-se eficaz em aumentar o engajamento dos alunos e promover um ambiente de ensino mais dinâmico e inclusivo. Recomenda-se a continuidade do projeto, com a produção de novos episódios e a expansão da sua divulgação.
Anexos (opcional)