Envio do Relatório de Execução do Projeto


 

Código do Projeto Aprovado
100
TÍTULO DO PROJETO
Tecnologia e Processo em Meio à Pandemia (COVID-19)
NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
NOME DO PROPONENTE
Camila Arcenio de Oliveira; Mariana Varela; Renato Rodrigues
Matrícula
0
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Referências Bibliográficas
Anderson, T.; Elloumi, F. Teoria e Prática do Ensino Online. Athabasca: Athabasca University, 2004. Hodges, C.; Moore, S.; Lockee, B.; Trust, T.; Bond, A. A diferença entre ensino remoto emergencial e aprendizagem online. Revisão Educause, 2020.
Atividades que Foram Desenvolvidas
Revisão bibliográfica sobre o impacto da pandemia no uso de tecnologias educacionais. Coleta de dados através de questionários e entrevistas com educadores e estudantes. Análise dos dados coletados para identificar os principais desafios e oportunidades relacionados ao uso da tecnologia na educação. Discussão dos resultados em workshops e seminários.
Dificuldades Encontradas no Desenvolvimento da Pesquisa
Desafios na coleta de dados devido à falta de acesso à internet de alguns participantes. Limitações tecnológicas para a realização de entrevistas em ambientes remotos.
Descreva a Interação Durante o Projeto
s interações ocorreram principalmente por meio de reuniões online e sessões de feedback com os participantes após a coleta de dados.
Estimulou a Motivação na comunidade escolar/empresa ou outro local da pesquisa?
Sim, o projeto gerou grande interesse entre os educadores e estudantes em explorar novas práticas pedagógicas que integrem a tecnologia de forma equilibrada e humanizada.
Considerações Finais da Realização do Projeto
O projeto "Tecnologia e Processo em Meio à Pandemia (COVID-19)" destacou a importância de adaptar o uso da tecnologia no ensino de forma equilibrada, considerando as necessidades dos alunos e as desigualdades de acesso. As reflexões geradas pelo projeto contribuíram para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas e eficazes para o contexto educacional pós-pandemia. Recomenda-se a continuidade do projeto, com foco na formação continuada de educadores e na melhoria da infraestrutura digital nas escolas.
Anexos (opcional)