Envio do Relatório de Execução do Projeto
Código do Projeto Aprovado
098
TÍTULO DO PROJETO
Musicoterapia na Educação Especial e Suas Tecnologias
NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
NOME DO PROPONENTE
Andresa Leite de Andrade; Marilene Germano; Renato Rodrigues
Matrícula
0
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Referências Bibliográficas
Bréscia, V. L. Musicoterapia e educação: possibilidades e desafios. São Paulo: Summus, 2011.
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Atividades que Foram Desenvolvidas
Estudo e seleção das tecnologias a serem integradas na musicoterapia.
Capacitação dos participantes em práticas musicoterapêuticas e no uso de tecnologias.
Implementação das práticas musicoterapêuticas associadas à tecnologia em turmas de alunos com TEA e síndrome de Down.
Observação e avaliação dos benefícios cognitivos, emocionais e sociais proporcionados pela musicoterapia integrada à tecnologia.
Dificuldades Encontradas no Desenvolvimento da Pesquisa
Desafios na adaptação das tecnologias às necessidades específicas dos alunos com TEA e síndrome de Down.
Limitações de recursos para a aquisição de instrumentos e equipamentos tecnológicos.
Descreva a Interação Durante o Projeto
As interações ocorreram por meio de sessões de musicoterapia, reuniões presenciais e online, workshops de capacitação, e sessões de feedback com os participantes após a implementação das práticas.
Estimulou a Motivação na comunidade escolar/empresa ou outro local da pesquisa?
Sim, o projeto despertou um grande interesse entre educadores e terapeutas em explorar novas metodologias que integrem musicoterapia e tecnologia, promovendo um ambiente inclusivo e de aprendizado significativo para os alunos.
Considerações Finais da Realização do Projeto
O projeto "Musicoterapia na Educação Especial e Suas Tecnologias" proporcionou insights valiosos sobre a aplicação da musicoterapia integrada com tecnologias na educação especial. Constatou-se que essa abordagem promoveu melhorias significativas no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos com TEA e síndrome de Down. Recomenda-se a continuidade do projeto para ampliar seu impacto e eficácia, além de disseminar as metodologias estudadas entre outros educadores e terapeutas.
Anexos (opcional)