Envio do Relatório de Execução do Projeto


 

Código do Projeto Aprovado
096
TÍTULO DO PROJETO
EducaCast: Letras que se Conectam, Através da Alfabetização
NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
NOME DO PROPONENTE
Carla Vitoria de Lima; Debora Moraes de Souza; Renato Rodrigues
Matrícula
0
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Referências Bibliográficas
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Piaget, Jean. Psicologia da Inteligência. São Paulo: Martins Fontes, 1976.
Atividades que Foram Desenvolvidas
Produção e divulgação de episódios do EducaCast focados na alfabetização infantil. Capacitação dos alunos para a criação de conteúdos educativos em formato de podcast. Discussão de estratégias eficazes para a alfabetização com especialistas e educadores. Promoção de debates e reflexões sobre a alfabetização e o papel dos educadores e da família.
Dificuldades Encontradas no Desenvolvimento da Pesquisa
A adaptação dos participantes às ferramentas tecnológicas necessárias para a produção de podcasts. Conciliar a produção dos episódios com as atividades acadêmicas regulares dos estudantes.
Descreva a Interação Durante o Projeto
As interações ocorreram principalmente por meio de reuniões online, oficinas de capacitação em produção de podcasts, e sessões de feedback com os ouvintes após a publicação dos episódios.
Estimulou a Motivação na comunidade escolar/empresa ou outro local da pesquisa?
Sim, o projeto estimulou significativamente o interesse dos alunos e professores em explorar novas metodologias pedagógicas e tecnologias educacionais, promovendo um maior engajamento com o processo de alfabetização.
Considerações Finais da Realização do Projeto
O EducaCast demonstrou ser uma ferramenta eficaz para disseminar práticas pedagógicas inovadoras voltadas para a alfabetização. Através da produção e divulgação dos episódios, os participantes desenvolveram habilidades técnicas em produção de podcasts e promoveram a discussão de temas essenciais para a educação infantil. O projeto teve um impacto positivo na comunidade escolar, e recomenda-se sua continuidade para ampliar seu alcance e eficácia.
Anexos (opcional)