Envio do Relatório de Execução do Projeto


 

Código do Projeto Aprovado
084
TÍTULO DO PROJETO
OFICINAS DE LEITURA: INCENTIVO À LEITURA E DESENVOLVIMENTO LITERÁRIO PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE LAGES
NOME DO ORIENTADOR
Fabiana Soares
NOME DO PROPONENTE
ADILSON LOCKS; LEILA DOS SANTOS MOREIRA MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA VIEIRA MATHEUS DE CARVALHO RANGEL RAQUEL ELISA LEITE DA SILVA
Matrícula
0
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
adilson.locks.aluno@unifacvest.edu.br
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA
Referências Bibliográficas
Becker, F. Construtivismo: uma nova forma de pensar. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995. Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Atividades que Foram Desenvolvidas
Produção e divulgação de episódios do EducaCast, focados na interseção entre construtivismo e E-learning. Capacitação dos alunos para a criação de conteúdos educativos em formato de podcast. Análise da eficácia das metodologias construtivistas aplicadas ao E-learning. Promoção de debates e reflexões sobre os desafios e oportunidades do ensino a distância mediado por tecnologias educacionais.
Dificuldades Encontradas no Desenvolvimento da Pesquisa
A adaptação dos alunos e participantes às tecnologias necessárias para a produção de podcasts. A necessidade de conciliar a produção dos episódios com as atividades acadêmicas regulares dos estudantes.
Descreva a Interação Durante o Projeto
As interações foram realizadas principalmente através de reuniões online, workshops de capacitação em produção de podcasts, e sessões de feedback com os ouvintes após a publicação dos episódios.
Estimulou a Motivação na comunidade escolar/empresa ou outro local da pesquisa?
Sim, o projeto estimulou significativamente o interesse dos alunos e professores em explorar novas metodologias pedagógicas e tecnologias educacionais. A abordagem inovadora do EducaCast promoveu um maior engajamento com os princípios do construtivismo e do E-learning.
Considerações Finais da Realização do Projeto
O EducaCast demonstrou ser uma ferramenta eficaz para integrar os princípios do construtivismo ao E-learning, proporcionando um ambiente de aprendizagem colaborativo e inovador. Os episódios produzidos contribuíram para o desenvolvimento das habilidades dos alunos em produção de conteúdos digitais, além de promover uma reflexão crítica sobre o uso das tecnologias na educação. A continuidade do projeto é recomendada para expandir seu alcance e impacto.
Anexos (opcional)