Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Parte 1 - Dados Cadastrais
Parte 2 - Descrição do Projeto
A alimentação nas escolas, que é o ambiente de trabalho das professoras, sujeitas da pesquisa,segue um cardápio feito por nutricionistas, sendo uma alimentação saudável que está de acordo com o que todos e todas precisam, porém, fora da escola, ou até mesmo durante o intervalo, quando querem poupar tempo consomem alimentos ultraprocessados, de fácil e rápido acesso, fugindo do que se pode dizer uma alimentação saudável. Em casa, taldificuldade para iniciar uma reeducação alimentar pode acontecer por diversos motivos, como a falta de conhecimento sobre a importância de uma boa alimentação, ou por não saber como fazer isso de forma saudável e de acordo com o tempo disponível. Muitas vezes a ansiedade acaba fazendo com que as pessoas comam compulsivamente ou parem de comer, e por conta da pandemia as pessoas estão sofrendo cada vez mais com a ansiedade e depressão, impactando também na alimentação e na saúde.
A alimentação nas escolas, que é o ambiente de trabalho das professoras, sujeitas da pesquisa,segue um cardápio feito por nutricionistas, sendo uma alimentação saudável que está de acordo com o que todos e todas precisam, porém, fora da escola, ou até mesmo durante o intervalo, quando querem poupar tempo consomem alimentos ultraprocessados, de fácil e rápido acesso, fugindo do que se pode dizer uma alimentação saudável. Em casa, taldificuldade para iniciar uma reeducação alimentar pode acontecer por diversos motivos, como a falta de conhecimento sobre a importância de uma boa alimentação, ou por não saber como fazer isso de forma saudável e de acordo com o tempo disponível. Muitas vezes a ansiedade acaba fazendo com que as pessoas comam compulsivamente ou parem de comer, e por conta da pandemia as pessoas estão sofrendo cada vez mais com a ansiedade e depressão, impactando também na alimentação e na saúde.
Analisar os hábitos alimentares de um grupo de professoras, saber se a pandemia impactou positivamente ou negativamente esses hábitos, saber também se elas tem conhecimento de que uma alimentação saudável pode ser usada como tratamento preventivo de doenças crônicas e se a alimentação que eles fazem em casa é muito diferente da alimentação feita no ambiente de trabalho, por fim, verificar se todas ou a maioria tem conhecimento sobre o que é o Guia Alimentar Para a População Brasileira (2014) e também indicá-lo para elas e suas famílias.
Analisar os hábitos alimentares de um grupo de professoras, saber se a pandemia impactou positivamente ou negativamente esses hábitos, saber também se elas tem conhecimento de que uma alimentação saudável pode ser usada como tratamento preventivo de doenças crônicas e se a alimentação que eles fazem em casa é muito diferente da alimentação feita no ambiente de trabalho, por fim, verificar se todas ou a maioria tem conhecimento sobre o que é o Guia Alimentar Para a População Brasileira (2014) e também indicá-lo para elas e suas famílias.
Será realizado um questionário contendo seis perguntas. Este questionário contém cinco questões alternativas e uma descritiva, aplicado para um grupo de professoras do Sistema Municipal de Educação de Lages-SC, o qual será respondido de forma anônima. Para fazer de forma segura, foi optado por realizar a pesquisa de forma remota, usando o aplicativo WhatsApp e a ferramenta do GoogleFormspara fazer o questionário. O resultado esperado, é refletir sobre a importância da alimentação saudável e o que as impedem de tomar iniciativa para uma vida saudável, incentivá-las a procurar auxílio de um nutricionista e acessar o Guia Alimentar Para a População Brasileira.
O resultado esperado, é refletir sobre a importância da alimentação saudável e o que as impedem de tomar iniciativa para uma vida saudável, incentivá-las a procurar auxílio de um nutricionista e acessar o Guia Alimentar Para a População Brasileira.
Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica.
Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento
de atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : ministério da saúde, 2014. 156 p. : il.
isBn 978-85-334-2176-9
- Programas e Políticas de nutrição e alimentação. 2. alimentação. 3. Preparação de alimentos. i. título.
CdU 612.3
GS SAÚDE.A importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Disponível em:http://www.gssaude.com.br/bem-estar/detalhes/14/a-importancia-de-uma-alimentacao-saudavel-e-equilibrada.html. Acesso em: 18/05/2021.
Impresso e Webnário
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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INÍCIO |
TÉRMINO |
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Projeto |
Pesquisa, executar e apresentar |
03/2021 |
11/2021 |
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