Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
030

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Nádia Webber Dimer
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduação em Nutrição pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2012), mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2014) e doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2018). Atualmente é professor e coordenador do curso de Nutrição do Centro Universitário FACVEST. Tem experiência na área de Nutrição.
NOME DO PROPONENTE
GABRIELA DE MATOS BETTÚ
Matrícula
1138640
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Nutrição
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.nadia.webber@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
gabibettu.25.05.02@gmail.com
Telefone do Proponente
49999069737
Curso de Graduação do Proponente
49 NUTRIÇÃO

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
QUAL A IMPORTÂNCIA DA BOA ALIMENTAÇÃO?
Início do Projeto
03/07/2021
Fim do Projeto
30/11/2021
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências da Saúde
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Curso Família do Saber. Lages-SC. https://youtu.be/-3UA8W71L68
RESUMO DO PROJETO

A alimentação nas escolas, que é o ambiente de trabalho das professoras, sujeitas da pesquisa,segue um cardápio feito por nutricionistas, sendo uma alimentação saudável que está de acordo com o que todos e todas precisam, porém, fora da escola, ou até mesmo durante o intervalo, quando querem poupar tempo consomem alimentos ultraprocessados, de fácil e rápido acesso, fugindo do que se pode dizer uma alimentação saudável. Em casa, taldificuldade para iniciar uma reeducação alimentar pode acontecer por diversos motivos, como a falta de conhecimento sobre a importância de uma boa alimentação, ou por não saber como fazer isso de forma saudável e de acordo com o tempo disponível. Muitas vezes a ansiedade acaba fazendo com que as pessoas comam compulsivamente ou parem de comer, e por conta da pandemia as pessoas estão sofrendo cada vez mais com a ansiedade e depressão, impactando também na alimentação e na saúde.

 

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

A alimentação nas escolas, que é o ambiente de trabalho das professoras, sujeitas da pesquisa,segue um cardápio feito por nutricionistas, sendo uma alimentação saudável que está de acordo com o que todos e todas precisam, porém, fora da escola, ou até mesmo durante o intervalo, quando querem poupar tempo consomem alimentos ultraprocessados, de fácil e rápido acesso, fugindo do que se pode dizer uma alimentação saudável. Em casa, taldificuldade para iniciar uma reeducação alimentar pode acontecer por diversos motivos, como a falta de conhecimento sobre a importância de uma boa alimentação, ou por não saber como fazer isso de forma saudável e de acordo com o tempo disponível. Muitas vezes a ansiedade acaba fazendo com que as pessoas comam compulsivamente ou parem de comer, e por conta da pandemia as pessoas estão sofrendo cada vez mais com a ansiedade e depressão, impactando também na alimentação e na saúde.

 

OBJETIVO GERAL

Analisar os hábitos alimentares de um grupo de professoras, saber se a pandemia impactou positivamente ou negativamente esses hábitos, saber também se elas tem conhecimento de que uma alimentação saudável pode ser usada como tratamento preventivo de doenças crônicas e se a alimentação que eles fazem em casa é muito diferente da alimentação feita no ambiente de trabalho, por fim, verificar se todas ou a maioria tem conhecimento sobre o que é o Guia Alimentar Para a População Brasileira (2014) e também indicá-lo para elas e suas famílias.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

Analisar os hábitos alimentares de um grupo de professoras, saber se a pandemia impactou positivamente ou negativamente esses hábitos, saber também se elas tem conhecimento de que uma alimentação saudável pode ser usada como tratamento preventivo de doenças crônicas e se a alimentação que eles fazem em casa é muito diferente da alimentação feita no ambiente de trabalho, por fim, verificar se todas ou a maioria tem conhecimento sobre o que é o Guia Alimentar Para a População Brasileira (2014) e também indicá-lo para elas e suas famílias.

 

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

Será realizado um questionário contendo seis perguntas. Este questionário contém cinco questões alternativas e uma descritiva, aplicado para um grupo de professoras do Sistema Municipal de Educação de Lages-SC, o qual será respondido de forma anônima. Para fazer de forma segura, foi optado por realizar a pesquisa de forma remota, usando o aplicativo WhatsApp e a ferramenta do GoogleFormspara fazer o questionário. O resultado esperado, é refletir sobre a importância da alimentação saudável e o que as impedem de tomar iniciativa para uma vida saudável, incentivá-las a procurar auxílio de um nutricionista e acessar o Guia Alimentar Para a População Brasileira.

 

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

O resultado esperado, é refletir sobre a importância da alimentação saudável e o que as impedem de tomar iniciativa para uma vida saudável, incentivá-las a procurar auxílio de um nutricionista e acessar o Guia Alimentar Para a População Brasileira.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Brasil. ministério da saúde. secretaria de atenção à saúde. departamento de atenção Básica.

Guia alimentar para a população brasileira / ministério da saúde, secretaria de atenção à saúde, departamento

de atenção Básica. – 2. ed., 1. reimpr. – Brasília : ministério da saúde, 2014. 156 p. : il.

isBn 978-85-334-2176-9

  1. Programas e Políticas de nutrição e alimentação. 2. alimentação. 3. Preparação de alimentos. i. título.

CdU 612.3

 

GS SAÚDE.A importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Disponível em:http://www.gssaude.com.br/bem-estar/detalhes/14/a-importancia-de-uma-alimentacao-saudavel-e-equilibrada.html. Acesso em: 18/05/2021.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Impresso e Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Projeto

Pesquisa, executar e apresentar

03/2021

11/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)