Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
018

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Cristian Roberto Antunes de Oliveira
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2019) - Linha de Pesquisa: História e Filosofia da Educação. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2018) - Linha de Pesquisa: Processos Socioculturais em Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior (2016), Especialista em Supervisão e Orientação Pedagógica (2019), Tutoria em Educação a Distância (2021) e Geografia do Brasil (2022). Graduado nas licenciaturas em História (2015); Geografia (2016) e Pedagogia (2020). Atuou como Professor Formador na Secretaria Municipal da Educação de Lages no tema transversal - Educação Fiscal em (2016). Foi Professor de Geografia e História no Sistema Municipal de Educação de Lages/SC de março de (2013) a dezembro de (2021). Iniciou em (2017) atividade docente no Sistema FIESC - Serviço Social da Indústria - lotado na área de conhecimento das Ciências Humanas. Ocupou as funções de Professor da Educação de Jovens e Adultos e Supervisor da Educação no Ensino Médio SESI/SENAI. Atualmente é Servidor Público Efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Coordenador de Programas e Projetos na Secretaria Municipal da Educação de Lages/SC, atuando no Núcleo de Excelência em Educação Permanente. Também é Professor de Geografia no Ensino Médio do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires no Polo Lages/SC e Professor Universitário no Departamento de Geografia do Centro Universitário Unifacvest. Recentemente tornou-se autor de planos de aula de Geografia dos anos iniciais da Revista Nova Escola com foco na Base Nacional Comum Curricular. Possui como experiência em sua prática docente a atuação nas seguintes etapas: ensino fundamental, médio e na modalidade da educação de jovens e adultos. Tem como campo de pesquisa as áreas da Cartografia Ambiental, Transformação da Paisagem, Formação Permanente de Professores no Ensino da Geografia e Educação Fiscal para a Cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul/RS. Possui como referência em sua trajetória profissional a atuação na Formação de Professores de Geografia e Projetos da Educação Fiscal. Em 2016 foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal que é considerado o Oscar da temática na América Latina.
NOME DO PROPONENTE
Isabel Cristina Szecko; GELSON ROSA DA LUZ GEORGEA ALAN DA SILVA HELOíSA JUSTUS SILVA JANAINA RAMOS DE ALMEIDA
Matrícula
665581
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduando em Licenciatura em HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.cristian.oliveira@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
isabelszecko@gmail.com
Telefone do Proponente
49999313445
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA - DESPERTANDO A LEITURA E A CRIATIVIDADE DOS ALUNOS
Início do Projeto
03/07/2022
Fim do Projeto
30/11/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
EMEB. Professor Pedro Cândido
RESUMO DO PROJETO

Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares,
computadores, videogames, tv e principalmente a falta de incentivo têm levado os alunos a perderem o interesse pela
leitura e, como consequência, aparecem dificuldades na leitura. Notasse dificuldade como no vocabulário precário,
dificuldade de compreensão,erros ortográficos, de concordância entre outras dificuldades.

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

Sabemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. O uso de celulares,
computadores, videogames, tv e principalmente a falta de incentivo têm levado os alunos a perderem o interesse pela
leitura e, como consequência, aparecem dificuldades na leitura. Notasse dificuldade como no vocabulário precário,
dificuldade de compreensão,erros ortográficos, de concordância entre outras dificuldades.
Diante dessa realidade, pensei em implantar um projeto para resgatar o valor da leitura, levando os alunos a
vivenciarem experiências que proporcionem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de
aprendizagem, proporcionando aos alunos momentos que possam despertar neles o gosto e o amor aos livros e estimular
o hábito de leitura.
Essa atividade é importane, é através dela que pesquisamos, retiramos a ideia principal de texto, aprendemos a utilizar
a criticidade em nossas respostas e argumentos, aprendemos a nos posicionar diante as situações cotidianas.
Acredito que através desse projeto, possamos estimular aos alunos a buscarem, nos livros, momentos divertidos,
prazerosos e de conhecimento através da leitura, levando aos alunos a compreenderem melhor o que estão aprendendo
na escola, e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo. 

OBJETIVO GERAL

Despertar o gosto pela leitura e o criativo do aluno;
-Promover o desenvolvimento do vocabulário;
-Diversificar o repertório de leitura;
-Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
-Possibilitar produções orais, escritas; 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

Despertar o gosto pela leitura e o criativo do aluno;
-Promover o desenvolvimento do vocabulário;
-Diversificar o repertório de leitura;
-Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
-Possibilitar produções orais, escritas; 

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

-parti da leitura e reflexão da frase ¨Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só
mudam as pessoas¨( Mario Quintana). De acordo com o quadro de rotina podesse combinar um dia da semana para ir a
biblioteca, fazer leitura de variados gêneros de leitura(clássicos, gibis, jornais, poesias, piadas, contos, etc.)
-Pode enfatizar a importância da leitura visando uma maior conscientização sobre sua importância;
-Após as leituras os alunos podem compartilhar o que leu e aprendeu em roda de conversa;
-Os alunos levarão para casa livros retirados da biblioteca para lerem com as famílias

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

Essa atividade é importane, é através dela que pesquisamos, retiramos a ideia principal de texto, aprendemos a utilizar
a criticidade em nossas respostas e argumentos, aprendemos a nos posicionar diante as situações cotidianas.
Acredito que através desse projeto, possamos estimular aos alunos a buscarem, nos livros, momentos divertidos,
prazerosos e de conhecimento através da leitura, levando aos alunos a compreenderem melhor o que estão aprendendo
na escola, e o que acontece no mundo em geral, mostrando a eles um horizonte totalmente novo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FREIRE,P. A importância do ato de ler.41 ed., São Paulo: Cortez, 2001.
SILVA, S.R. A importância da leitura na educação infantil, Brasília, 2018.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Impresso e Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Realização do Projeto

Pesquisa, Execução e Apresentação

07/2021

11/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

------

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

------

------

DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

------

Transporte e alimentação

------

MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

------

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

------

------

------

Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

------

------

DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

------

------

------

TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)