Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
017

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI(1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001). Doutorando em Direito: cidadanias, internacionalização e relações jurídicas-UNIFACVEST/UVA (2019)
NOME DO PROPONENTE
EDUARDA MOREIRA BORGES; DEISON ROCHA DE SOUSA FABIO JOSÉ DE SOUZA FLAVIO DE OLIVEIRA GABRIELLY DE NEGREIROS ELIAS
Matrícula
1111157
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduando em HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
eduarda.borges.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49988862860
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS
Início do Projeto
03/07/2022
Fim do Projeto
30/11/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Humanas
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
A realização desse projeto foi em forma de um vídeo, e compartilhado em grupos e contatos de whatsApp
RESUMO DO PROJETO

A contação de história apresenta as crianças  ao universo da narrativa, por isso, pode ser um poderoso instrumento para promover o gosto à leitura, é uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que, aprecia narrativas, que tenha voz e memórias. 

Contar uma história é diferente de ler uma hisória, porém na escola há espaço para as duas coisas. Muitas vezes a contação de história abre caminho para que muitas outras leituras  de texto contado sejam feitas.

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

A contação de história apresenta as crianças  ao universo da narrativa, por isso, pode ser um poderoso instrumento para promover o gosto à leitura, é uma arte que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa que, aprecia narrativas, que tenha voz e memórias. 

Contar uma história é diferente de ler uma hisória, porém na escola há espaço para as duas coisas. Muitas vezes a contação de história abre caminho para que muitas outras leituras  de texto contado sejam feitas.

A história é uma arte de suma importância nas nossas vidas, através delas conhecemos fatos, adquirimos experiências e nos despertamos para hábitos de leitura. Através da contação de histórias foi possível perceber que todas as pessoas são capazes de absorver  valores  morais e sociais, e é nesse contexto que entra a importância como uma prática educativa. 

Inserir a história no contexto escolar é de propícia, cultura, valores, etc, além de contribuir para uma boa construção de relacionamentos afetivos  saudáveis.

OBJETIVO GERAL

O objetivo desse projeto é estimular  e desenvolver o hábito das contações de histórias nas  escolas. Certamente a contação de histórias para crianças  é uma das  primeiras maneiras  de transmitir conhecimento e estimular a imaginação dos alunos. Por esse motivo, a prática de contar  histórias deve ser usada nas escolas, principalmente no segmento da educação infantil.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

O objetivo desse projeto é estimular  e desenvolver o hábito das contações de histórias nas  escolas. Certamente a contação de histórias para crianças  é uma das  primeiras maneiras  de transmitir conhecimento e estimular a imaginação dos alunos. Por esse motivo, a prática de contar  histórias deve ser usada nas escolas, principalmente no segmento da educação infantil.

 

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

O foco desse projeto é promover um aprendizado ativo, selecionando conteúdos coerentes para ampliar o hábito de contações de histórias, para isso a metodologia utilizada foi a realização de um vídeo falando um pouco mais sobre o assunto.

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

Espera-se que a concretização desse projeto possa resgatar o hábito de contações de histórias , que a criança possa expressar-se com mais naturalidade, despertar a criança para os valores  éticos e sociais como fonte de surpresas e descobertas e que os alunos tenham maior interesse na busca das obras de leitura.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

educador.brasilescola.uol.com.br, www.diaadiaeducacao.pr.gov.br, w.w.w.portaleducacao.com.br.

 

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Realização do Projeto

Pesquisa, Execução e Apresentação

07/2020

11/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)