Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
016

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutor em Direito - Universidade Veiga de Almeida. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Avaliador MEC-INEP- BASis. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993-1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998-2001). Mestrado em Direito - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA (2019-2020). Doutorado em Direito - Universidade Veiga de Almeida/UVA(2019-2021). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Tutor EAD e professor nos cursos UNIFACVEST. Professor das disciplinas (2021): EAD - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EAD - ESCOLA E SOCIEDADE, ANTROPOLOGIA I, Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atividade formativa III. Livros publicados: Procedimentos de metodologia científica (10. ed. 2021); Ser e deve ser da educação superior: um estudo sobre o modelo atual à luz do projeto pedagógico democrático constitucional (2020); Didática vivenciada no cotidiano escola ( 2.ed. 2018); Abordagens educacionais democráticas: a educação como formação política (2021). Editor da Revista Synthesis UNIFACVEST, membro do CONSEPE UNIFACVEST, membro do CONSUN UNIFACVEST.
NOME DO PROPONENTE
Charles Max Beckert
Matrícula
1099505
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduando em Licenciatura em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
charlesbeckert456@outlook.com
Telefone do Proponente
49998409008
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA
Início do Projeto
03/03/2021
Fim do Projeto
30/06/2021
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Em decorrência de uma proposta conscientizadora, o referido projeto poderia ser apresentado e debatido no município de Lages/SC através do formato onl
RESUMO DO PROJETO

Atualmente devido a pandemia de COVID-19, nota-se que as taxas de estatísticas estão cada vez mais elevadas, tornando os
indivíduos dos grupos de risco mais suscetíveis a esta doença. Dessa forma, é importante sucinta que o idoso costuma sentir dor,
pois a maioria das pessoas não tem grande resistência imunológica e sofre de doenças crônicas. As doenças crônicas também são
fatores de risco e podem ser propicias para o surgimento de complicações como no caso de um vírus por exemplo.

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

Nesse sentido,
é imprescindível que os idosos mantenham boas condições emocionais e físicas para que seus corpos não sofram com essas
condições complexas e imprevisíveis. Ou seja, a prática de exercícios físicos é uma ferramenta de promoção e empoderamento
que, além de contribuir para a saúde geral e a qualidade de vida do idoso, pode auxiliá-lo a obter uma resposta imunológica mais
eficaz e rápida. Portanto, a pesquisa realizada traz uma nova perspectiva para a atual epidemia de coronavírus e grupos de alto
risco, mostrando que a inserção de hábitos saudáveis, como alimentação, sono regular e exercícios físicos aos quais podem ser
usados como medidas preventivas que podem minimizar os impactos não só de patologias pré existentes devido a idade avançaca
e o sedentarismo, mas também como uma forma de deixar o seu organismo e corpo fortalecidos para previr e atenuar os impactos
de infecções virais principalmente nesta população riscos de já que apresentam uma maior vulnerabilidade, assim este projeto
torna-se de extrema relevância uma vez que pode ajudar e colaborar com a promoção da qualidade de vida dos idosos

OBJETIVO GERAL

Compreender a relevância do condicionamento físico para os idosos tendo em vista a promoção da saúde na conjuntura da
pandemia. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

Compreender a relevância do condicionamento físico para os idosos tendo em vista a promoção da saúde na conjuntura da
pandemia. 

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

O traçado metodológico refere-se a uma pesquisa trata-se de pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, qual foi realizada em
dois momentos distintos porem reciprocamente interligados, ao qual se sucedeu incialmente a partir de uma revisão bibliográfica
com busca nas bases de dados, Mendeline, Lilacs e Sciello, onde se incidiu o estudo dos benefícios da atividade física bem como
a sua relação com o sistema imunológico. Em seguida, buscou-se fontes que fomentassem acerca dos efeitos do envelhecimento
na resposta imune do organismo dos idosos, tendo em vista a compreensão do processo e reconhecer as prerrogativas
proporcionadas pelo exercício físico na saúde do indivíduo na melhor idade. Com relação aos resultados esperados coloca-se que
este visa alcançar o público dos idosos para realizar uma discussão acerca do tema visando conscientizar os mesmos acerca dos
benefícios da pratica da atividade física para a promoção da saúde e aumento da imunidade, tendo vista melhorar o
condicionamento físico e de certo ganhar resistência contra infecções virais como o vírus do COVID-19 por exemplo uma vez
que a pratica de atividades físicas não os deixa imunes ao vírus mas da uma condição física melhor para seu corpo já que os
idosos compõem o público prioritário mais afetado pelo coronavirus.

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

Com relação aos resultados esperados coloca-se que
este visa alcançar o público dos idosos para realizar uma discussão acerca do tema visando conscientizar os mesmos acerca dos
benefícios da pratica da atividade física para a promoção da saúde e aumento da imunidade, tendo vista melhorar o
condicionamento físico e de certo ganhar resistência contra infecções virais como o vírus do COVID-19 por exemplo uma vez
que a pratica de atividades físicas não os deixa imunes ao vírus mas da uma condição física melhor para seu corpo já que os
idosos compõem o público prioritário mais afetado pelo coronavirus. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BORGES, Milene Ribeiro Dias, MOREIRA, Ângela Kunzler, Influências da prática de atividades físicas na terceira idade:
estudo comparativo dos níveis de autonomia para o desempenho nas AVDs e AIVDs entre idosos ativos fisicamente e idosos
sedentários, Motriz, Rio Claro, v.15 n.3 p.562-573, jul./set. 2015.
KOPILER, Daniel Arkader Atividade física na terceira idade, Rev Bras Med Esporte vol.3 no.4 Niterói Oct./Dec. 2016.
MAZO GZI; LIPOSCKI DBII; ANANDA CI; PREVÊ DI, Condições de saúde, incidência de quedas e nível de atividade física
dos idosos, Rev. bras. fisioter. vol.11 no.6 São Carlos Nov./Dec. 2017.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Impresso e Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Realização do Projeto

Pesquisa, Execução e Apresentação

03/2020

06/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)