Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
138

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Rodrigo Botan
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2007), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Engenharia Química atuando principalmente em síntese, caracterização e processamento de polímeros, compósitos e nanocompósitos poliméricos, com ênfase em síntese em massa e emulsão de polímeros e nanocompósitos, análises térmicas (TGA, DSC, DTMA), análises microscópicas (MEV, MET) e técnicas de caracterização tais como DRX, FTIR, GPC.
NOME DO PROPONENTE
DOUGLAS CAPELIM; AURELIA CARDOSO BATISTA; GUSTAVO PALAORO DENDENA; KÁSSIA MUNHOZ DE PAULA; MATEUS DA SILVA DE OLIVEIRA; RUBIER POSSAMAI
Matrícula
10266213
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Bacharelandos em Engenharia Mecânica - EAD
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.rodrigo.botan@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
gustavo.dendena.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49999807695
Curso de Graduação do Proponente
ENGENHARIA MECÂNICA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Educação em Energia e Sustentabilidade: Implantando Miniusinas Didáticas em Espaços Educativos
Início do Projeto
07/05/2024
Fim do Projeto
22/11/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Exatas e da Terra
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Bairros atendidos pelos polos EAD da UNIFACVEST
RESUMO DO PROJETO
Implantação de maquetes funcionais de usinas hidrelétricas, eólicas e solares em escolas e praças públicas para educação ambiental e energética.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A compreensão sobre fontes de energia e consumo consciente é essencial na formação de uma sociedade mais sustentável.
OBJETIVO GERAL
Ensinar o funcionamento das fontes de energia
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Promover a conscientização ambiental Utilizar engenharia como ferramenta educativa
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
Construção de maquetes funcionais, oficinas abertas, material de apoio e visitas guiadas. Avaliação por feedback qualitativo e questionários.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Educação de mais de 500 pessoas e disseminação do conhecimento em energia limpa.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
GOLDENBERG, J. Energia e Sociedade. EdUSP, 2021. BRASIL. Plano Nacional de Energia. EPE/MME, 2023. MORAES, A. Miniusinas Didáticas. Revista Energia Limpa, 2022. ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2024.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Eventos e Publicação em Periódicos
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

------

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

------

------

DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

------

Transporte e alimentação

------

MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

------

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

------

------

------

Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

------

------

DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

------

------

------

TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)