Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
137
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Rodrigo Botan
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2007), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Engenharia Química atuando principalmente em síntese, caracterização e processamento de polímeros, compósitos e nanocompósitos poliméricos, com ênfase em síntese em massa e emulsão de polímeros e nanocompósitos, análises térmicas (TGA, DSC, DTMA), análises microscópicas (MEV, MET) e técnicas de caracterização tais como DRX, FTIR, GPC.
NOME DO PROPONENTE
AURELIA CARDOSO BATISTA; GUSTAVO PALAORO DENDENA;MATEUS DA SILVA DE OLIVEIRA; RUBIER POSSAMAI
Matrícula
10266213
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Bacharelandos em Engenharia Mecânica - EAD
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.rodrigo.botan@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
gustavo.dendena.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49999807695
Curso de Graduação do Proponente
ENGENHARIA MECÂNICA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Construindo um Robô de Combate: Iniciação Tecnológica em Escolas
Início do Projeto
07/05/2024
Fim do Projeto
20/11/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Exatas e da Terra
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas Públicas do Município de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto promove oficinas de construção de robôs de combate como meio de introduzir fundamentos de mecânica, eletrônica e engenharia.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A robótica educacional atrai jovens para a ciência e engenharia, desenvolvendo habilidades em equipe, resolução de problemas e criatividade.
OBJETIVO GERAL
Ensinar conceitos básicos de projetos mecânicos
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Estimular o interesse por carreiras em STEM
Promover competições escolares com robôs.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
Oficinas práticas com materiais recicláveis e kits de robôs. Avaliação por desempenho e criatividade dos projetos.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Mais de 100 alunos impactados e aumento do interesse por cursos técnicos e de engenharia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PAPERT, S. A Matemática da Robótica. Artmed, 2020.
SANTOS, D. Robótica com Sucata. Cortez, 2021.
BERS, M. Robótica e Aprendizagem Criativa. Routledge, 2019.
CNR. Robôs de Combate na Educação. Revista Brasileira de Robótica, 2022.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Eventos e Publicação em Periódicos
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)