Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
135
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Rodrigo Botan
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) (2007), mestrado, doutorado e pós-doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Engenharia Química atuando principalmente em síntese, caracterização e processamento de polímeros, compósitos e nanocompósitos poliméricos, com ênfase em síntese em massa e emulsão de polímeros e nanocompósitos, análises térmicas (TGA, DSC, DTMA), análises microscópicas (MEV, MET) e técnicas de caracterização tais como DRX, FTIR, GPC.
NOME DO PROPONENTE
MATEUS DA SILVA DE OLIVEIRA
Matrícula
10266213
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Bacharelando em Engenharia Mecânica - EAD
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.rodrigo.botan@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
mateus.oliveira.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49999807695
Curso de Graduação do Proponente
ENGENHARIA MECÂNICA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
(INICIAÇÃO CIENTÍFICA) Análise do Desgaste em Sistemas de Freio a Disco sob Diferentes Materiais de Pastilhas
Início do Projeto
05/09/2023
Fim do Projeto
09/09/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Exatas e da Terra
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
CAMPUS EDTECH
RESUMO DO PROJETO
O projeto analisa o desgaste de discos de freio em contato com pastilhas de diferentes composições (orgânica, semi-metálica, cerâmica) sob condições simuladas de uso.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A segurança veicular depende da eficiência do sistema de frenagem. Materiais com maior durabilidade e desempenho são prioridade no setor automotivo.
OBJETIVO GERAL
Avaliar taxa de desgaste e coeficiente de atrito
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Comparar temperatura gerada em frenagens
Sugerir melhorias em composições comerciais.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
Banco de testes com simulação de frenagens. Utilização de termopares e dinamômetros. Análise dos dados com MATLAB.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Recomendações técnicas para escolha de pastilhas de freio de melhor desempenho e custo-benefício.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
MAZUMDER, M. Friction Materials and Brake Design. Elsevier, 2020.
BOSCH. Fundamentos de Engenharia Automotiva. 3ª ed. 2021.
BARBOSA, M. F. Dinâmica Veicular e Frenagem. LTC, 2018.
SAE. Brake Materials Standards. SAE International, 2024
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Eventos e Publicação em Periódico
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)