Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
131
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Franciéli Lima de Sá
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC (2008), Mestrado em Engenharia Elétrica - UDESC (2010). Doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2014), no Instituto de Eletrônica de Potência - INEP. Com experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Acionamentos Elétricos. Atualmente é Professora no Departamento de Engenharias na UNIFACVEST e Sócia Diretora da empresa EFS Engenharia Elétrica.
NOME DO PROPONENTE
JOÃO HENRIQUE DE JESUS; SEVERIANO FELISBINO DOS SANTOS FILHO; LUANA STANKI; VICTORIA MIZAEL
Matrícula
1209025
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduandos em Bacharelado em Engenharia Elétrica - EAD
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.franciele.sa@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
joao.jesus.aluno@unifacevst.edu.br
Telefone do Proponente
49998275882
Curso de Graduação do Proponente
ENGENHARIA ELÉTRICA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Robótica Educacional em Escolas Públicas: Despertando Futuros Engenheiros
Início do Projeto
Fim do Projeto
29/11/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Exatas e da Terra
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas Públicas do Município de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Projeto de extensão que leva conceitos de robótica e lógica de programação a alunos do ensino fundamental e médio, por meio de kits educativos e oficinas presenciais.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A robótica estimula o raciocínio lógico e pode ser o primeiro contato de jovens com a Engenharia Elétrica. O projeto combate desigualdades tecnológicas e educacionais.
OBJETIVO GERAL
Promover o acesso à educação tecnológica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Desenvolver pensamento computacional e lógico;
Motivar estudantes a seguirem carreiras na engenharia.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
Parceria com escolas públicas. Serão aplicadas oficinas quinzenais com kits como Arduino e LEGO. Avaliação do impacto com pré e pós-teste.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Mais de 200 alunos capacitados, oficinas replicáveis e potencial aumento no interesse por cursos técnicos e de engenharia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
PAPERT, S. A Máquina das Crianças. Artmed, 2008.
SANTOS, E. M. Robótica Educacional: teoria e prática. Ed. InterSaberes, 2024.
BERS, M. U. Coding as a Playground. Routledge, 2023.
OLIVEIRA, P. G. Robótica para Iniciantes. Novatec, 2022.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Eventos e Publicação em Periódico
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)