Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
126
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Darlan Nardi
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui bacharel em Engenharia Química pelo Centro Universitário Facvest - Unifacvest, Pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho pelo Centro Universitário Facvest - Unifacvest, Mestre em Práticas Transculturais na área de Letras, área de concentração de Práticas de Linguagem e Da cultura Pelo Centro Universitário Facvest - Unifacvest . Tem experiência em Laboratórios das Engenharias, onde atuou como monitor. Atualmente é docente e coordenador do curso de graduação de Engenharia Química do Centro Universitário Facvest - Unifacvest. Membro atuante do Projeto Social Grupo Coração de Leão.
NOME DO PROPONENTE
ALINE SILVA DE JESUS
Matrícula
1005721
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
GRADUANDA EM BACHARELADO EM ENGENHARIA QUÍMICA
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.darlan.nardi@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aline.jesus.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49991628634
Curso de Graduação do Proponente
ENGENHARIA QUÍMICA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Educação Ambiental sobre Resíduos Químicos: Capacitação para o Descarte Seguro em Comunidades Urbanas
Início do Projeto
21/02/2024
Fim do Projeto
30/08/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Exatas e da Terra
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Bairros atendidos pelos polos EAD da UNIFACVEST
RESUMO DO PROJETO
O projeto visa promover a educação ambiental em comunidades urbanas com foco no descarte correto de resíduos químicos domésticos, como produtos de limpeza, medicamentos vencidos e óleos. Serão realizados encontros formativos, oficinas práticas e produção de material educativo para conscientização e orientação da população.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
O descarte inadequado de resíduos químicos no ambiente urbano é uma das principais fontes de poluição difusa, afetando águas subterrâneas, solos e a saúde humana. Muitas comunidades carecem de informação técnica sobre os riscos e sobre como proceder de maneira correta. A Engenharia Química, como campo do conhecimento aplicado, pode oferecer soluções práticas e educativas, contribuindo para a promoção da saúde ambiental e cidadania.
OBJETIVO GERAL
Capacitar comunidades urbanas para o descarte seguro e ambientalmente responsável de resíduos químicos domiciliares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Mapear os tipos de resíduos químicos mais descartados incorretamente;
Realizar oficinas educativas sobre riscos e alternativas de descarte;
Desenvolver cartilhas digitais e físicas com orientações técnicas simplificadas;
Avaliar o impacto das ações educativas por meio de questionários e indicadores ambientais.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto seguirá a abordagem da pesquisa-ação e será executado em cinco etapas:
Diagnóstico comunitário: aplicação de questionários e entrevistas com moradores.
Planejamento das oficinas: com base nas demandas locais.
Realização das oficinas presenciais e virtuais: com apoio de materiais didáticos e experimentos simples.
Distribuição de cartilhas e vídeos educativos.
Avaliação de impacto: antes e depois das ações, usando indicadores qualitativos e quantitativos.
As oficinas utilizarão linguagem acessível e técnicas participativas. Será fomentada a parceria com escolas e associações locais.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Ampliação do conhecimento das comunidades sobre resíduos químicos;
Redução do descarte inadequado em ralos, solos e lixeiras comuns;
Produção de material educativo de referência regional;
Consolidação da atuação social da Engenharia Química na prevenção da poluição.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CETESB. Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos Perigosos. São Paulo: Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, 2015.
RIBEIRO, D. L.; OLIVEIRA, A. F. de. Educação ambiental e o descarte de resíduos domésticos: desafios e possibilidades. Revista Interfaces Científicas – Educação, v. 10, n. 1, p. 18-31, 2021.
ZANIRATO, S. H. Meio ambiente e representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2014.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Política Nacional de Resíduos Sólidos – Lei nº 12.305/2010. Disponível em: http://www.planalto.gov.br. Acesso em: 2 mai. 2025.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Eventos e Publicação em Periódico
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)