Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
110

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Orozimbo Furlan Júnior
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possuo graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atualmente atuo como coordenador do curso de farmácia do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST e ministro as disciplinas de química geral, química orgânica e físico-química na UNIFACVEST. Atuo como professor do ensino médio no SENAI-SC com as disciplinas de química inorgânica, físico-química e química orgânica. Atuo também como tutor na modalidade de ensino à distância (EAD) no SENAI-SC. Desenvolvi a plataforma virtual de química do VESTIBANET, curso preparatório a distância para vestibulares desenvolvido pelo SENAI-SC.
NOME DO PROPONENTE
Naiara Barros de Jesus
Matrícula
1027350
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Bacharelado em Farmácia - EAD
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.orozimbo.furlan@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
naiara.barrosjesus@gmail.com
Telefone do Proponente
49999193977
Curso de Graduação do Proponente
FARMÁCIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Programa de Educação sobre Uso de Antibióticos: Combatendo a Resistência Bacteriana
Início do Projeto
15/08/2023
Fim do Projeto
05/12/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Saúde
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Associações Comunitárias do local de residência dos estudantes do curso de Farmácia - EAD
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Programa de Educação sobre Uso de Antibióticos: Combatendo a Resistência Bacteriana" tem como objetivo educar a comunidade sobre o uso consciente de antibióticos, abordando os riscos da automedicação e a importância de seguir corretamente as prescrições médicas. A ação será realizada em Associações Comunitárias onde residem os estudantes do curso de Farmácia - EAD, sob a coordenação de Orozimbo Furlan Júnior. O projeto incluirá palestras, oficinas, campanhas educativas e a capacitação de profissionais de saúde locais, visando reduzir a resistência bacteriana e promover a saúde pública.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A resistência bacteriana é uma ameaça crescente à saúde global, exacerbada pelo uso inadequado e excessivo de antibióticos. Em muitas comunidades, a falta de informação adequada sobre o uso correto de antibióticos leva à automedicação e ao não cumprimento das prescrições médicas, fatores que contribuem para o desenvolvimento de bactérias resistentes. Este projeto visa educar a população sobre a importância do uso consciente de antibióticos, visando reduzir a resistência bacteriana e promover um uso mais responsável desses medicamentos.
OBJETIVO GERAL
Educar a comunidade sobre o uso correto e consciente de antibióticos, contribuindo para a redução da resistência bacteriana e promovendo a saúde pública.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Reduzir a automedicação com antibióticos através da educação e conscientização da comunidade. Sensibilizar a população sobre a importância de seguir corretamente as prescrições médicas e completar o ciclo de tratamento com antibióticos. Capacitar profissionais de saúde locais sobre as melhores práticas no uso de antibióticos e no tratamento de infecções bacterianas. Promover campanhas educativas que abordem os riscos da resistência bacteriana e as medidas para preveni-la.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Levantamento das necessidades e principais dúvidas da comunidade em relação ao uso de antibióticos e resistência bacteriana. Elaboração de materiais educativos (folhetos, cartilhas, vídeos) sobre o uso correto de antibióticos e a importância de evitar a automedicação. Capacitação dos estudantes de Farmácia - EAD e líderes comunitários para a realização das campanhas educativas e orientações de saúde. Etapa 2: Implementação Realização de palestras e oficinas nas Associações Comunitárias sobre o uso correto de antibióticos e os riscos da resistência bacteriana. Distribuição de materiais informativos que abordem a importância de seguir as prescrições médicas e os perigos da automedicação. Organização de campanhas de conscientização, incluindo a promoção de dias temáticos dedicados à educação sobre antibióticos e resistência bacteriana. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Avaliação do impacto das atividades realizadas, através de questionários aplicados à comunidade e análise do feedback dos participantes. Encerramento do projeto com um evento comunitário para compartilhar os resultados e as boas práticas desenvolvidas. Elaboração de um relatório final com as conclusões e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Orozimbo Furlan Júnior Monitores e Educadores: Estudantes do Curso de Farmácia - EAD
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Maior conscientização da comunidade sobre o uso correto de antibióticos e os riscos associados à automedicação. Redução da automedicação com antibióticos e aumento da adesão às prescrições médicas. Fortalecimento da capacidade de profissionais de saúde locais em orientar e tratar infecções bacterianas de forma eficaz. Contribuição para a redução da resistência bacteriana nas comunidades atendidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Levy, Stuart B. The Antibiotic Paradox: How Misuse of Antibiotics Destroys Their Curative Powers. New York: Perseus Books, 2002. World Health Organization (WHO). Global Action Plan on Antimicrobial Resistance. Geneva: WHO, 2015.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre uso racional de medicamentos e resistência bacteriana. Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)