Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
108
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Orozimbo Furlan Júnior
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possuo graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestrado em Química pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Atualmente atuo como coordenador do curso de farmácia do CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACVEST e ministro as disciplinas de química geral, química orgânica e físico-química na UNIFACVEST. Atuo como professor do ensino médio no SENAI-SC com as disciplinas de química inorgânica, físico-química e química orgânica. Atuo também como tutor na modalidade de ensino à distância (EAD) no SENAI-SC. Desenvolvi a plataforma virtual de química do VESTIBANET, curso preparatório a distância para vestibulares desenvolvido pelo SENAI-SC.
NOME DO PROPONENTE
Kamille Steffen Kantowitz
Matrícula
1144837
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Bacharelado em Farmácia - EAD
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.orozimbo.furlan@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
kamillesteffen@gmail.com
Telefone do Proponente
49998278188
Curso de Graduação do Proponente
FARMÁCIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Educação em Saúde para Comunidades Carentes: Uso Racional de Medicamentos
Início do Projeto
08/03/2023
Fim do Projeto
04/07/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Saúde
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Associações Comunitárias do local de residência dos estudantes do curso de Farmácia - EAD
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Educação em Saúde para Comunidades Carentes: Uso Racional de Medicamentos" tem como objetivo capacitar a comunidade sobre o uso seguro e eficaz de medicamentos, prevenindo riscos associados à automedicação e ao uso inadequado de fármacos. A ação será realizada em Associações Comunitárias, aproveitando a proximidade dos estudantes de Farmácia - EAD com suas comunidades locais, e envolverá palestras, oficinas, distribuição de materiais educativos e capacitação de líderes comunitários como multiplicadores de informações sobre saúde.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
O uso inadequado de medicamentos representa um sério risco à saúde pública, especialmente em comunidades carentes onde o acesso a informações adequadas sobre medicamentos pode ser limitado. Este projeto de extensão visa educar a população sobre o uso racional de medicamentos, prevenindo problemas como a automedicação, interações medicamentosas perigosas e o uso incorreto de fármacos. A ação será realizada nas Associações Comunitárias, aproveitando a proximidade dos estudantes de Farmácia - EAD com suas comunidades locais, para promover um impacto positivo direto na saúde pública.
OBJETIVO GERAL
Capacitar a comunidade sobre o uso racional de medicamentos, contribuindo para a redução de riscos associados à automedicação e ao uso inadequado de fármacos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Realizar palestras e oficinas educativas sobre o uso correto e seguro de medicamentos.
Desenvolver e distribuir materiais informativos que abordem os riscos da automedicação e a importância de seguir prescrições médicas.
Capacitar líderes comunitários e agentes de saúde locais para atuar como multiplicadores de informações sobre o uso racional de medicamentos.
Criar espaços de diálogo e atendimento onde a comunidade possa tirar dúvidas sobre medicamentos com profissionais de saúde.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Levantamento das necessidades e principais dúvidas da comunidade em relação ao uso de medicamentos, através de pesquisas e entrevistas.
Elaboração de materiais educativos (folhetos, cartilhas, vídeos) sobre o uso racional de medicamentos.
Capacitação dos estudantes de Farmácia - EAD e líderes comunitários para a realização das atividades educativas.
Etapa 2: Implementação
Realização de palestras e oficinas nas Associações Comunitárias, com foco em temas como automedicação, interações medicamentosas e adesão ao tratamento prescrito.
Distribuição de materiais informativos e realização de campanhas de conscientização sobre o uso seguro de medicamentos.
Disponibilização de plantões de atendimento para esclarecer dúvidas da comunidade sobre medicamentos.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Avaliação do impacto das atividades realizadas, através de questionários aplicados à comunidade e análise do feedback dos participantes.
Encerramento do projeto com um evento comunitário para compartilhar os resultados e as boas práticas desenvolvidas.
Elaboração de um relatório final com as conclusões e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Orozimbo Furlan Júnior
Monitores e Educadores: Estudantes do Curso de Farmácia - EAD
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Maior conscientização da comunidade sobre os riscos da automedicação e a importância do uso racional de medicamentos.
Redução de casos de complicações relacionadas ao uso inadequado de medicamentos nas comunidades atendidas.
Fortalecimento da relação entre a comunidade e os serviços de saúde, promovendo um atendimento mais seguro e eficaz.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
World Health Organization (WHO). The Rational Use of Drugs: Report of the Conference of Experts. Geneva: WHO, 1985.
Silva, Patricia Rodrigues. Educação em Saúde: Uma Abordagem para o Uso Racional de Medicamentos. São Paulo: Edusp, 2012.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos sobre educação em saúde e uso racional de medicamentos.
Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)