Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
107
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Cristian Roberto Antunes de Oliveira
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2019) - Linha de Pesquisa: História e Filosofia da Educação. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2018) - Linha de Pesquisa: Processos Socioculturais em Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior (2016), Especialista em Supervisão e Orientação Pedagógica (2019), Tutoria em Educação a Distância (2021) e Geografia do Brasil (2022). Graduado nas licenciaturas em História (2015); Geografia (2016) e Pedagogia (2020). Atuou como Professor Formador na Secretaria Municipal da Educação de Lages no tema transversal - Educação Fiscal em (2016). Foi Professor de Geografia e História no Sistema Municipal de Educação de Lages/SC de março de (2013) a dezembro de (2021). Iniciou em (2017) atividade docente no Sistema FIESC - Serviço Social da Indústria - lotado na área de conhecimento das Ciências Humanas. Ocupou as funções de Professor da Educação de Jovens e Adultos e Supervisor da Educação no Ensino Médio SESI/SENAI. Atualmente é Servidor Público Efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Coordenador de Programas e Projetos na Secretaria Municipal da Educação de Lages/SC, atuando no Núcleo de Excelência em Educação Permanente. Também é Professor de Geografia no Ensino Médio do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires no Polo Lages/SC e Professor Universitário no Departamento de Geografia do Centro Universitário Unifacvest. Recentemente tornou-se autor de planos de aula de Geografia dos anos iniciais da Revista Nova Escola com foco na Base Nacional Comum Curricular. Possui como experiência em sua prática docente a atuação nas seguintes etapas: ensino fundamental, médio e na modalidade da educação de jovens e adultos. Tem como campo de pesquisa as áreas da Cartografia Ambiental, Transformação da Paisagem, Formação Permanente de Professores no Ensino da Geografia e Educação Fiscal para a Cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul/RS. Possui como referência em sua trajetória profissional a atuação na Formação de Professores de Geografia e Projetos da Educação Fiscal. Em 2016 foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal que é considerado o Oscar da temática na América Latina.
NOME DO PROPONENTE
Sandy Alana Reis Fernandes de Oliveira; KEITHLYE STRAPAICCI TELES DE MENEZES MARIA CRISTINA PEREIRA VIANNA ANDRÉIA ALVES DE FRANÇA MENDES BRENDON DA SILVA MARQUES
Matrícula
1092492
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Licenciatura em História
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.cristian.oliveira@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
sandy.oliveira.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49991557820
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Capacitação em Educação Inclusiva: Práticas Pedagógicas para um Ensino Acessível
Início do Projeto
08/08/2024
Fim do Projeto
05/12/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Capacitação em Educação Inclusiva: Práticas Pedagógicas para um Ensino Acessível" visa oferecer formação continuada a educadores, capacitando-os para implementar práticas pedagógicas inclusivas que atendam às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais. Através de oficinas, cursos e grupos de estudo, o projeto busca promover um ambiente escolar mais inclusivo, onde todos os alunos possam participar e aprender de forma efetiva.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs) nas escolas regulares é um direito garantido por lei e um desafio para o sistema educacional. No entanto, muitos educadores ainda enfrentam dificuldades em adaptar suas práticas pedagógicas para atender às diversas necessidades desses alunos. Este projeto tem como objetivo oferecer formação continuada para professores, capacitando-os a implementar práticas pedagógicas inclusivas que garantam a participação efetiva de todos os alunos no processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVO GERAL
Capacitar educadores para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas, promovendo uma educação de qualidade que atenda às necessidades de todos os alunos, especialmente aqueles com necessidades educacionais especiais.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Desenvolver conhecimentos sobre a legislação e políticas públicas de educação inclusiva.
Capacitar educadores para a utilização de recursos e estratégias pedagógicas inclusivas.
Promover a troca de experiências e boas práticas entre os professores participantes.
Contribuir para a criação de um ambiente escolar mais inclusivo e acessível a todos os alunos.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Levantamento das necessidades de formação dos educadores participantes.
Elaboração do conteúdo programático das formações, com base nas diretrizes da educação inclusiva.
Desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos para apoio às formações.
Etapa 2: Implementação
Realização de oficinas e cursos de capacitação para os educadores, abordando temas como adaptação curricular, uso de tecnologias assistivas, e estratégias pedagógicas inclusivas.
Criação de grupos de estudo e discussão entre os professores para a troca de experiências e soluções de problemas comuns.
Acompanhamento e suporte contínuo aos professores na aplicação das práticas pedagógicas inclusivas em suas salas de aula.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Avaliação do impacto das capacitações na prática pedagógica dos educadores e no desenvolvimento dos alunos com NEEs.
Encerramento do projeto com um seminário de apresentação dos resultados, onde os professores poderão compartilhar suas experiências e as boas práticas desenvolvidas.
Elaboração de um relatório final com as conclusões e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Fabiana Melo
Alunos do Curso de Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Capacitação dos professores para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas em suas salas de aula.
Maior inclusão e participação dos alunos com NEEs no processo de ensino-aprendizagem.
Fortalecimento das redes de apoio entre educadores para a troca de experiências e a busca de soluções conjuntas.
Contribuição para a construção de uma escola mais inclusiva e acessível a todos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Mantoan, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
Mittler, Peter. Educação Inclusiva: Contextos Sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos sobre educação inclusiva e práticas pedagógicas.
Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos escolares e comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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TÉRMINO |
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Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)