Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
106
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Mercedes Maria Gevaerd
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Educação Artística Habilitação Em Artes Plásticas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1995),Especialização em Arte Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF -(1999) ,Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC (2004). Atualmente é professora de arte - Colégio Policial Feliciano Nunes Pires - , docente do Centro Universitário UNIFACVEST, docente/tutora da EAD e coordenadora do curso de Licenciatura em Artes na modalidade EAD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Arte Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte na Educação, Educação Especial, Educação Patrimonial, Educação a Distância, projetos de extensão, projetos de pesquisa, e os saberes docentes do ensino superior.
NOME DO PROPONENTE
Leticia Kauling Martini
Matrícula
1139043
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.mercedes.gevaerd@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
lkaulingm@gmail.com
Telefone do Proponente
49999733938
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar: Promovendo a Convivência Pacífica
Início do Projeto
09/08/2023
Fim do Projeto
06/12/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar: Promovendo a Convivência Pacífica" visa capacitar educadores e alunos para a resolução pacífica de conflitos, fortalecendo a convivência harmoniosa nas escolas da cidade de Lages, SC. Através da implementação de práticas de mediação e espaços de diálogo, o projeto busca reduzir a violência e o bullying, criando um ambiente escolar mais seguro e acolhedor para todos.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
O ambiente escolar é um espaço fundamental para o desenvolvimento social e emocional das crianças e adolescentes. No entanto, conflitos entre estudantes, professores e demais membros da comunidade escolar são inevitáveis e, quando não geridos adequadamente, podem comprometer o clima escolar e o processo de ensino-aprendizagem. Este projeto busca implementar práticas de mediação de conflitos no ambiente escolar, promovendo a convivência pacífica e o fortalecimento das relações interpessoais, com o objetivo de criar um ambiente mais harmonioso e propício ao desenvolvimento integral dos alunos.
OBJETIVO GERAL
Promover a mediação de conflitos no ambiente escolar, capacitando educadores e alunos para a resolução pacífica de desentendimentos e fortalecendo a convivência harmoniosa na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Capacitar educadores e estudantes para atuarem como mediadores de conflitos dentro da escola.
Desenvolver estratégias para a resolução pacífica de conflitos, focando no diálogo e na empatia.
Criar espaços de escuta e diálogo nas escolas, onde os conflitos possam ser discutidos e resolvidos de forma construtiva.
Reduzir os índices de violência e bullying nas escolas participantes, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Identificação das escolas participantes e análise dos principais conflitos presentes no ambiente escolar.
Capacitação dos professores, alunos e funcionários em técnicas de mediação de conflitos e práticas restaurativas.
Desenvolvimento de materiais didáticos e recursos pedagógicos para apoiar a mediação de conflitos na escola.
Etapa 2: Implementação
Criação de grupos de mediação nas escolas, compostos por professores, alunos e funcionários capacitados.
Realização de oficinas e rodas de conversa para discutir temas relacionados à convivência pacífica e à gestão de conflitos.
Implementação de espaços de escuta nas escolas, onde os conflitos possam ser discutidos e resolvidos de maneira colaborativa.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Avaliação do impacto do projeto, com base nos relatos dos mediadores e nas mudanças observadas no clima escolar.
Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, compartilhando as boas práticas desenvolvidas e as lições aprendidas.
Elaboração de um relatório final com as conclusões e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Mercedes
Alunos do curso de Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria das relações interpessoais e redução dos conflitos no ambiente escolar.
Criação de uma cultura de paz e diálogo nas escolas participantes.
Fortalecimento da capacidade dos educadores e alunos em lidar com conflitos de maneira construtiva.
Diminuição dos casos de violência e bullying, promovendo um ambiente escolar mais seguro e acolhedor.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Tavares, Carlos Eduardo Ferraz. Mediação de Conflitos nas Escolas: Construindo a Cultura da Paz. São Paulo: Cortez, 2010.
Cremin, Hilary. Positive Peace in Schools: Tackling Conflict and Creating a Culture of Peace in the Classroom. New York: Routledge, 2016.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos sobre educação e mediação de conflitos.
Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos escolares e comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)