Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
105
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Artur Rodrigues Neto
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduado em História pelo Centro Universitário Facvest. Mestre em práticas transculturais pela mesma instituição. Mestrando em Ensino de História na Universidade Estadual de Santa Catarina. Professor da rede pública de educação básica de Santa Catarina. Professor no colégio Sigma de Lages. Pesquisador das relações entre história e literatura; e de temas que envolvem a História da infância.
NOME DO PROPONENTE
Jhemilly Aparecida Ferreira Pedrozo; LUíZ FELIPPE DE LIZ MARIA DA PENHA ROSA MARTINS RAFAELA CASAROTTO DA ROSA NATHALIA PIRES BECHELLI
Matrícula
1006477
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Licenciatura em História
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.artur.rodrigues@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
milly.pedrozo@hotmail.com
Telefone do Proponente
54999117577
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Arte e Cultura na Educação Infantil: Expressando Criatividade e Identidade
Início do Projeto
08/08/2024
Fim do Projeto
25/10/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Arte e Cultura na Educação Infantil: Expressando Criatividade e Identidade" visa integrar atividades artísticas e culturais no currículo da educação infantil, proporcionando às crianças oportunidades de explorar e expressar sua criatividade e identidade cultural. Através de oficinas, exposições e atividades lúdicas, o projeto busca desenvolver as habilidades artísticas das crianças, valorizar a diversidade cultural e criar um ambiente educacional mais enriquecedor e criativo.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A educação infantil é uma etapa crucial para o desenvolvimento integral das crianças, e a arte desempenha um papel essencial nesse processo, permitindo que os pequenos expressem suas emoções, criatividade e identidade cultural. O acesso à arte e à cultura na primeira infância pode fortalecer a autoestima, a capacidade de comunicação e a sensibilidade estética, além de promover um ambiente educacional mais lúdico e enriquecedor. Este projeto busca integrar atividades artísticas e culturais ao currículo da educação infantil, proporcionando às crianças oportunidades para explorar e expressar sua criatividade desde cedo.
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento integral das crianças na educação infantil através da integração de atividades artísticas e culturais, fortalecendo a expressão criativa e a construção da identidade cultural.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Introduzir diversas formas de arte, como música, pintura, teatro e dança, na rotina educacional das crianças.
Desenvolver atividades que incentivem a expressão criativa e a imaginação.
Valorizar a diversidade cultural e promover o respeito às diferentes manifestações artísticas.
Capacitar educadores para a implementação de práticas pedagógicas que integrem arte e cultura no cotidiano escolar.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Identificação das escolas participantes e definição do cronograma de atividades.
Capacitação dos professores e monitores em práticas de educação artística e cultural.
Desenvolvimento de materiais didáticos e planejamento das oficinas e atividades artísticas.
Etapa 2: Implementação
Realização de oficinas de arte, como pintura, música, teatro e dança, em parceria com artistas locais.
Criação de espaços artísticos nas escolas, onde as crianças possam explorar livremente sua criatividade.
Organização de exposições, apresentações e mostras culturais para valorizar e divulgar os trabalhos das crianças.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Avaliação do impacto do projeto com base no desenvolvimento das habilidades artísticas e culturais das crianças e no engajamento dos educadores.
Encerramento do projeto com um evento cultural, onde serão apresentadas as produções artísticas das crianças e discutidas as experiências vivenciadas.
Elaboração de um relatório final com as conclusões e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Artur Rodrigues Neto
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Desenvolvimento das habilidades artísticas e expressivas das crianças na educação infantil.
Maior valorização da diversidade cultural e respeito pelas diferentes formas de expressão artística.
Criação de um ambiente educacional mais lúdico e criativo, que promova o desenvolvimento integral das crianças.
Formação continuada de educadores para a incorporação da arte e cultura em suas práticas pedagógicas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Barbosa, Ana Mae. A Imagem no Ensino da Arte: Anos 80 e Novos Tempos. São Paulo: Perspectiva, 1991.
Dewey, John. Arte como Experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos sobre educação infantil e artes.
Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos escolares e comunitários.
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)