Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
104
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Arleide Catarina Wolff Camargo
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1984) .Especialização em Gestão Escolar e Assuntos Educacionais. Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora celetista do Centro Universitário Facvest. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade, currículo , gestão escolar e formação de professores na Educação Básica. Ministra as Disciplinas , Profissionalização Docente , Didática, Gestão Escolar, Novos Caminhos para Profissionais da Educação, Alfabetização e Letramento: conceitos e processos é docente/tutora da EaD e Coordenadora do Cuso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD. Consultora Ad Hoc parecerista (FEPESE/SC),2014/2015 dos planos de gestores do estado de SC até dezembro de 2015.Avaliadora Educacional Técnica/SASE/MEC/SED/UNDIME - dezembro de 2014 até agosto de 2017, atuando na Elaboração, Acompanhamento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação.
NOME DO PROPONENTE
Fernanda Nunes Tomaz
Matrícula
1163122
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.arleide.camargo@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
fernanda.tomaz.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49991393629
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Educação Ambiental e Sustentabilidade: Conscientizando para um Futuro Verde
Início do Projeto
08/08/2023
Fim do Projeto
05/12/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Educação Ambiental e Sustentabilidade: Conscientizando para um Futuro Verde" busca integrar a educação ambiental ao currículo escolar, promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis entre crianças e adolescentes na cidade de Lages, SC. Através de oficinas, palestras e atividades práticas, o projeto visa capacitar os alunos a adotarem atitudes e comportamentos responsáveis em relação ao meio ambiente, fortalecendo uma cultura de sustentabilidade nas escolas e na comunidade.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente. Em um contexto global de crescente preocupação com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, é crucial que as futuras gerações sejam preparadas para adotar práticas sustentáveis em suas vidas diárias. Este projeto visa integrar a educação ambiental ao currículo escolar e às atividades extracurriculares, incentivando alunos a compreenderem e praticarem a sustentabilidade em sua comunidade.
OBJETIVO GERAL
Promover a conscientização sobre sustentabilidade e práticas ambientais responsáveis entre crianças e adolescentes, capacitando-os para serem agentes de mudança em suas comunidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Introduzir conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental nas escolas de Lages.
Desenvolver atividades práticas, como hortas escolares e projetos de reciclagem, que incentivem a participação ativa dos alunos.
Promover palestras e oficinas sobre temas ambientais, com a participação de especialistas e ativistas da área.
Envolver a comunidade escolar e as famílias nas iniciativas de educação ambiental, promovendo uma cultura de sustentabilidade.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Identificação das escolas participantes e definição do cronograma de atividades.
Capacitação dos professores e monitores em educação ambiental e sustentabilidade.
Desenvolvimento de materiais didáticos e planejamento das atividades práticas e oficinas.
Etapa 2: Implementação
Realização de oficinas, palestras e atividades práticas nas escolas participantes, abordando temas como reciclagem, redução de resíduos, conservação de recursos naturais e mudanças climáticas.
Implementação de projetos práticos, como hortas escolares e campanhas de reciclagem, que envolvam diretamente os alunos e a comunidade escolar.
Monitoramento do progresso dos alunos e das atividades, com ajustes conforme necessário.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Avaliação do impacto do projeto com base no engajamento dos alunos e nas mudanças observadas nas práticas ambientais da comunidade escolar.
Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, incluindo exposições das hortas e materiais reciclados, e compartilhamento de experiências.
Elaboração de um relatório final com as conclusões e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Arleide
Alunos do curso de Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Maior conscientização sobre questões ambientais entre os alunos e a comunidade escolar.
Desenvolvimento de práticas sustentáveis nas escolas e em casa, como a criação de hortas e a reciclagem de resíduos.
Fortalecimento da cultura de sustentabilidade na comunidade, incentivando uma mudança de comportamento em prol do meio ambiente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Reigota, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994.
Jacobi, Pedro. Educação Ambiental: O Desafio da Construção de um Pensamento Crítico, Complexo e Reflexivo. São Paulo: Annablume, 2003.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos sobre educação ambiental e sustentabilidade.
Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos escolares e comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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INÍCIO |
TÉRMINO |
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Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)