Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
104

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Arleide Catarina Wolff Camargo
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1984) .Especialização em Gestão Escolar e Assuntos Educacionais. Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora celetista do Centro Universitário Facvest. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade, currículo , gestão escolar e formação de professores na Educação Básica. Ministra as Disciplinas , Profissionalização Docente , Didática, Gestão Escolar, Novos Caminhos para Profissionais da Educação, Alfabetização e Letramento: conceitos e processos é docente/tutora da EaD e Coordenadora do Cuso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD. Consultora Ad Hoc parecerista (FEPESE/SC),2014/2015 dos planos de gestores do estado de SC até dezembro de 2015.Avaliadora Educacional Técnica/SASE/MEC/SED/UNDIME - dezembro de 2014 até agosto de 2017, atuando na Elaboração, Acompanhamento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação.
NOME DO PROPONENTE
Fernanda Nunes Tomaz
Matrícula
1163122
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.arleide.camargo@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
fernanda.tomaz.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49991393629
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Educação Ambiental e Sustentabilidade: Conscientizando para um Futuro Verde
Início do Projeto
08/08/2023
Fim do Projeto
05/12/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Educação Ambiental e Sustentabilidade: Conscientizando para um Futuro Verde" busca integrar a educação ambiental ao currículo escolar, promovendo a conscientização sobre práticas sustentáveis entre crianças e adolescentes na cidade de Lages, SC. Através de oficinas, palestras e atividades práticas, o projeto visa capacitar os alunos a adotarem atitudes e comportamentos responsáveis em relação ao meio ambiente, fortalecendo uma cultura de sustentabilidade nas escolas e na comunidade.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A educação ambiental é fundamental para formar cidadãos conscientes e responsáveis pelo cuidado com o meio ambiente. Em um contexto global de crescente preocupação com as mudanças climáticas e a degradação ambiental, é crucial que as futuras gerações sejam preparadas para adotar práticas sustentáveis em suas vidas diárias. Este projeto visa integrar a educação ambiental ao currículo escolar e às atividades extracurriculares, incentivando alunos a compreenderem e praticarem a sustentabilidade em sua comunidade.
OBJETIVO GERAL
Promover a conscientização sobre sustentabilidade e práticas ambientais responsáveis entre crianças e adolescentes, capacitando-os para serem agentes de mudança em suas comunidades.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Introduzir conceitos de sustentabilidade e preservação ambiental nas escolas de Lages. Desenvolver atividades práticas, como hortas escolares e projetos de reciclagem, que incentivem a participação ativa dos alunos. Promover palestras e oficinas sobre temas ambientais, com a participação de especialistas e ativistas da área. Envolver a comunidade escolar e as famílias nas iniciativas de educação ambiental, promovendo uma cultura de sustentabilidade.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Identificação das escolas participantes e definição do cronograma de atividades. Capacitação dos professores e monitores em educação ambiental e sustentabilidade. Desenvolvimento de materiais didáticos e planejamento das atividades práticas e oficinas. Etapa 2: Implementação Realização de oficinas, palestras e atividades práticas nas escolas participantes, abordando temas como reciclagem, redução de resíduos, conservação de recursos naturais e mudanças climáticas. Implementação de projetos práticos, como hortas escolares e campanhas de reciclagem, que envolvam diretamente os alunos e a comunidade escolar. Monitoramento do progresso dos alunos e das atividades, com ajustes conforme necessário. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Avaliação do impacto do projeto com base no engajamento dos alunos e nas mudanças observadas nas práticas ambientais da comunidade escolar. Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, incluindo exposições das hortas e materiais reciclados, e compartilhamento de experiências. Elaboração de um relatório final com as conclusões e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Arleide Alunos do curso de Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Maior conscientização sobre questões ambientais entre os alunos e a comunidade escolar. Desenvolvimento de práticas sustentáveis nas escolas e em casa, como a criação de hortas e a reciclagem de resíduos. Fortalecimento da cultura de sustentabilidade na comunidade, incentivando uma mudança de comportamento em prol do meio ambiente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Reigota, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 1994. Jacobi, Pedro. Educação Ambiental: O Desafio da Construção de um Pensamento Crítico, Complexo e Reflexivo. São Paulo: Annablume, 2003.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre educação ambiental e sustentabilidade. Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos escolares e comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)