Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
103
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Fabiana Carbonera Malinverni de Melo
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui mestrado em Ciências da Computação, com habilitação em Informática na Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é Professora Mestre no Centro Universitário Unifacvest, em Lages/SC nas modalidades presencial e EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior nos cursos de Licenciatura. Formada em Pedagogia no ensino superior e com especialização em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade do Planalto Catarinense - Lages/SC e Especializada em LIBRAS pela Universidade AVM Educacional e Informática na Educação pela Universidade Federal de SC. Atualmente é coordenadora do curso de Educação Especial e leciona as disciplinas de Escola e Sociedade, Fundamentos do Transtorno do Espectro Autista, Concepções e Conteúdos de Libras (nível básico) e Libras no regime presencial e na modalidade EaD como Docente /Tutora.
NOME DO PROPONENTE
Claudete de Souza
Matrícula
1209390
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.fabiana.melo@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
claudtesoudezahsc@gmail.com
Telefone do Proponente
4999496824
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Alfabetização e Reforço Escolar: Fortalecendo a Educação de Crianças em Situação de Vulnerabilidade
Início do Projeto
09/08/2023
Fim do Projeto
05/12/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Alfabetização e Reforço Escolar: Fortalecendo a Educação de Crianças em Situação de Vulnerabilidade" tem como objetivo principal promover a alfabetização e o reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade social na cidade de Lages, SC. Reconhecendo os desafios enfrentados por essas crianças, o projeto visa oferecer suporte educacional individualizado, adaptado às necessidades específicas dos alunos, além de envolver as famílias no processo de aprendizado.
A metodologia do projeto inclui a realização de sessões semanais de alfabetização e reforço escolar, focadas em leitura, escrita e matemática, com acompanhamento contínuo e avaliações periódicas. O projeto também busca capacitar os educadores e familiares para apoiar o desenvolvimento acadêmico das crianças, criando um ambiente de aprendizado mais inclusivo e equitativo.
Espera-se que o projeto contribua para a melhoria das habilidades acadêmicas dos alunos participantes, aumente o engajamento das famílias na educação e desenvolva uma metodologia eficaz para o reforço escolar de crianças em situação de vulnerabilidade.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
Crianças em situação de vulnerabilidade social frequentemente enfrentam desafios adicionais que podem prejudicar seu desempenho acadêmico, incluindo dificuldades de alfabetização e falta de suporte educacional em casa. Este projeto busca oferecer programas de alfabetização e reforço escolar, visando mitigar os impactos negativos dessa vulnerabilidade, proporcionando um suporte educacional contínuo e promovendo um ambiente de aprendizagem mais equitativo.
OBJETIVO GERAL
Promover a alfabetização e o reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade, contribuindo para a redução das desigualdades educacionais e o fortalecimento da base educacional desses alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Oferecer suporte educacional individualizado para crianças com dificuldades de aprendizagem.
Desenvolver materiais didáticos e atividades pedagógicas adaptadas às necessidades dessas crianças.
Capacitar pais e responsáveis para apoiar o processo educacional em casa.
Monitorar o progresso dos alunos ao longo do projeto, ajustando as estratégias conforme necessário.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Identificação das escolas e alunos que participarão do projeto, em parceria com a Secretaria de Educação de Lages.
Capacitação dos monitores e educadores envolvidos no projeto.
Desenvolvimento de materiais didáticos específicos e planejamento das atividades pedagógicas.
Etapa 2: Implementação
Realização de sessões de alfabetização e reforço escolar semanais, com foco em leitura, escrita e matemática.
Acompanhamento individualizado dos alunos, com avaliações periódicas para medir o progresso.
Envolvimento das famílias no processo educacional, através de reuniões e oficinas para orientar sobre o apoio ao aprendizado em casa.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Avaliação do impacto do projeto, com base no progresso acadêmico dos alunos e no feedback dos professores e famílias.
Encerramento com um evento para apresentar os resultados do projeto e compartilhar experiências e boas práticas.
Elaboração de um relatório final com as conclusões e recomendações para futuras intervenções.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Fabiana Melo
Alunos do Curso de Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria nas habilidades de leitura, escrita e matemática dos alunos participantes.
Maior engajamento das famílias no processo educacional.
Desenvolvimento de uma metodologia eficaz de reforço escolar para crianças em situação de vulnerabilidade.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
Vygotsky, Lev S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos sobre educação e inclusão social.
Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos escolares e comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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TÉRMINO |
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Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)