Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
102

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutor em Direito - Universidade Veiga de Almeida. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Avaliador MEC-INEP- BASis. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993-1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998-2001). Mestrado em Direito - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA (2019-2020). Doutorado em Direito - Universidade Veiga de Almeida/UVA(2019-2021). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Tutor EAD e professor nos cursos UNIFACVEST. Professor das disciplinas (2021): EAD - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EAD - ESCOLA E SOCIEDADE, ANTROPOLOGIA I, Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atividade formativa III. Livros publicados: Procedimentos de metodologia científica (10. ed. 2021); Ser e deve ser da educação superior: um estudo sobre o modelo atual à luz do projeto pedagógico democrático constitucional (2020); Didática vivenciada no cotidiano escola ( 2.ed. 2018); Abordagens educacionais democráticas: a educação como formação política (2021). Editor da Revista Synthesis UNIFACVEST, membro do CONSEPE UNIFACVEST, membro do CONSUN UNIFACVEST.
NOME DO PROPONENTE
Janaina de Castro Carvalho; Claiton Alves Moura; Renato Rodrigues
Matrícula
0
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduandos em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Afetividade na Aprendizagem: A Linguagem Universal do Amor
Início do Projeto
15/03/2023
Fim do Projeto
12/07/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
O projeto "Afetividade na Aprendizagem: A Linguagem Universal do Amor" visa integrar a afetividade como elemento central na prática pedagógica, promovendo um ambiente escolar mais acolhedor e estimulante. O foco do projeto é desenvolver a compreensão dos educadores sobre a importância da afetividade no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos, promovendo práticas que incentivem o amor, o cuidado e a empatia no ambiente educacional.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A afetividade desempenha um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. Este projeto visa explorar a importância da afetividade no ambiente educacional, destacando como o amor e o cuidado podem influenciar positivamente a aprendizagem. A afetividade, quando integrada à prática pedagógica, não apenas melhora o ambiente escolar, mas também promove um desenvolvimento integral dos alunos, preparando-os para enfrentar desafios emocionais e sociais.
OBJETIVO GERAL
Promover a compreensão e a aplicação da afetividade como elemento fundamental no processo de ensino-aprendizagem, visando melhorar o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Analisar o impacto da afetividade no desenvolvimento cognitivo das crianças. Integrar práticas afetivas na rotina pedagógica, criando um ambiente acolhedor e estimulante. Capacitar educadores para identificar e responder às necessidades emocionais dos alunos. Explorar a relação entre afetividade e sucesso acadêmico.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Revisão bibliográfica sobre afetividade e desenvolvimento cognitivo. Capacitação dos educadores para aplicação de práticas afetivas em sala de aula. Elaboração de materiais didáticos e planos de aula focados na promoção da afetividade. Etapa 2: Implementação Aplicação das práticas afetivas em sala de aula, monitorando o impacto no comportamento e desempenho dos alunos. Realização de sessões de feedback com educadores e alunos para avaliar a eficácia das práticas adotadas. Promoção de atividades que incentivem a colaboração e a empatia entre os alunos. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Análise dos resultados obtidos, com foco na melhoria do ambiente escolar e no desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos. Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, discutindo as lições aprendidas e propostas para a continuidade do projeto. Elaboração de um relatório final com as conclusões do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues Alunos da Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria do ambiente escolar e maior engajamento dos alunos no processo de aprendizagem. Desenvolvimento de uma abordagem pedagógica que valorize a afetividade como elemento central no ensino. Formação continuada de educadores para a promoção de práticas afetivas em suas rotinas pedagógicas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Wallon, Henri. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Edições 70, 1986. Vygotsky, Lev S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre educação e desenvolvimento emocional. Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos escolares.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)