Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
101

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutor em Direito - Universidade Veiga de Almeida. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Avaliador MEC-INEP- BASis. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993-1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998-2001). Mestrado em Direito - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA (2019-2020). Doutorado em Direito - Universidade Veiga de Almeida/UVA(2019-2021). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Tutor EAD e professor nos cursos UNIFACVEST. Professor das disciplinas (2021): EAD - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EAD - ESCOLA E SOCIEDADE, ANTROPOLOGIA I, Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atividade formativa III. Livros publicados: Procedimentos de metodologia científica (10. ed. 2021); Ser e deve ser da educação superior: um estudo sobre o modelo atual à luz do projeto pedagógico democrático constitucional (2020); Didática vivenciada no cotidiano escola ( 2.ed. 2018); Abordagens educacionais democráticas: a educação como formação política (2021). Editor da Revista Synthesis UNIFACVEST, membro do CONSEPE UNIFACVEST, membro do CONSUN UNIFACVEST.
NOME DO PROPONENTE
Larissa Bitencourt Capistrano; Michele Alseni Macedo; Renato Rodrigues
Matrícula
0
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduandos em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
A Gamificação na Educação: Integrando Podcasts como Ferramenta Pedagógica Inovadora
Início do Projeto
07/03/2023
Fim do Projeto
12/07/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
O projeto "A Gamificação na Educação: Integrando Podcasts como Ferramenta Pedagógica Inovadora" explora a aplicação da gamificação no ensino, integrando podcasts como uma ferramenta educacional inovadora. A proposta visa aumentar o engajamento dos alunos, promover a colaboração e melhorar a retenção de conhecimento através de um ambiente de ensino gamificado. O projeto será conduzido em três etapas: planejamento, produção e implementação, e avaliação, com foco na criação de um ambiente educacional mais inclusivo e dinâmico.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A gamificação é uma abordagem inovadora que integra elementos de jogos ao ambiente educacional para aumentar o engajamento, a motivação e a retenção de conhecimento. Este projeto visa explorar a aplicação da gamificação na educação, em especial a integração de podcasts como ferramenta pedagógica. O projeto busca promover um ambiente educacional mais colaborativo e inclusivo, implementando o conceito de bi-protagonismo, onde professores e alunos compartilham a responsabilidade pelo processo educacional.
OBJETIVO GERAL
Implementar e avaliar a eficácia da gamificação integrada a podcasts como ferramenta pedagógica, promovendo um ambiente de ensino mais dinâmico e colaborativo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Integrar elementos de gamificação ao ensino por meio de podcasts. Analisar o impacto da gamificação no engajamento e na retenção de conhecimento dos alunos. Explorar o conceito de bi-protagonismo e sua aplicação prática na sala de aula. Capacitar educadores para a utilização de podcasts e gamificação em suas práticas pedagógicas.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Seleção dos temas dos podcasts e definição dos elementos de gamificação a serem integrados. Capacitação dos participantes em técnicas de gravação de podcasts e em metodologias de gamificação. Elaboração de roteiros e planejamento das atividades gamificadas a serem aplicadas junto aos podcasts. Etapa 2: Implementação Produção e divulgação dos episódios do podcast com elementos gamificados. Aplicação das atividades gamificadas em sala de aula, com monitoramento do engajamento dos alunos. Realização de sessões de feedback com alunos e professores para avaliar o impacto das metodologias adotadas. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Análise dos dados coletados, focando no engajamento, na retenção de conhecimento e na colaboração entre alunos e professores. Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, onde serão discutidas as lições aprendidas e propostas para a continuidade do projeto. Elaboração de um relatório final com as conclusões do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues Alunos da Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria no engajamento e na retenção de conhecimento dos alunos através da gamificação e do uso de podcasts. Desenvolvimento de novas habilidades técnicas entre os participantes, como gravação e edição de podcasts. Criação de um ambiente de ensino mais colaborativo e inclusivo.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Baptista, Alexandre Barras. A Gamificação no Ensino da Geografia: Teoria e Aplicações. Relatório de Estágio de Mestrado, 2022. Melo, Narcisa Castilho. Podcast: uma nova ferramenta no contexto educacional. Educação Sem Distância, Rio de Janeiro, n. 3, jun. 2021.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre educação e tecnologias educacionais. Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação dos podcasts em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)