Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
100
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutor em Direito - Universidade Veiga de Almeida. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Avaliador MEC-INEP- BASis. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993-1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998-2001). Mestrado em Direito - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA (2019-2020). Doutorado em Direito - Universidade Veiga de Almeida/UVA(2019-2021). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Tutor EAD e professor nos cursos UNIFACVEST. Professor das disciplinas (2021): EAD - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EAD - ESCOLA E SOCIEDADE, ANTROPOLOGIA I, Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atividade formativa III. Livros publicados: Procedimentos de metodologia científica (10. ed. 2021); Ser e deve ser da educação superior: um estudo sobre o modelo atual à luz do projeto pedagógico democrático constitucional (2020); Didática vivenciada no cotidiano escola ( 2.ed. 2018); Abordagens educacionais democráticas: a educação como formação política (2021). Editor da Revista Synthesis UNIFACVEST, membro do CONSEPE UNIFACVEST, membro do CONSUN UNIFACVEST.
NOME DO PROPONENTE
Camila Arcenio de Oliveira; Mariana Varela; Renato Rodrigues
Matrícula
0
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Tecnologia e Processo em Meio à Pandemia (COVID-19)
Início do Projeto
07/03/2023
Fim do Projeto
04/07/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária investiga o impacto da pandemia de COVID-19 no uso de tecnologias educacionais, analisando os avanços tecnológicos e as desigualdades de acesso à educação de qualidade que surgiram nesse período. O projeto também explora a importância da humanização e da reflexão no processo educacional mediado pela tecnologia, propondo práticas pedagógicas equilibradas e inclusivas para o contexto pós-pandemia.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A pandemia de COVID-19 impôs desafios significativos ao sistema educacional, exigindo uma rápida adaptação ao ensino remoto e a integração de tecnologias educacionais. Este projeto visa analisar como a tecnologia foi utilizada durante a pandemia para manter a continuidade do ensino, destacando os avanços tecnológicos e as desigualdades de acesso que foram evidenciadas. Além disso, o projeto busca explorar a importância da humanização e da reflexão no processo educacional, mesmo em um ambiente fortemente mediado pela tecnologia.
OBJETIVO GERAL
Investigar o impacto da pandemia de COVID-19 no uso da tecnologia na educação, analisando os desafios e as oportunidades que surgiram no processo de ensino remoto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Analisar os avanços tecnológicos que ocorreram durante a pandemia no contexto educacional.
Identificar as desigualdades de acesso à educação de qualidade decorrentes da falta de infraestrutura digital.
Explorar a necessidade de humanização e reflexão no processo educacional mediado pela tecnologia.
Avaliar as adaptações pedagógicas necessárias para garantir a continuidade da educação durante a pandemia.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Revisão bibliográfica sobre o uso de tecnologias educacionais durante a pandemia.
Definição das metodologias de pesquisa para coleta de dados sobre as práticas adotadas nas escolas e universidades.
Elaboração de questionários e entrevistas para coleta de dados junto a educadores e estudantes.
Etapa 2: Implementação
Aplicação dos questionários e realização de entrevistas com educadores e estudantes.
Análise dos dados coletados para identificar os principais desafios e oportunidades relacionados ao uso da tecnologia na educação durante a pandemia.
Promoção de workshops e seminários para discutir os resultados preliminares com a comunidade acadêmica.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Avaliação dos resultados obtidos com base nos dados coletados e nas discussões realizadas nos workshops.
Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, onde serão discutidas as lições aprendidas e propostas para a continuidade das práticas tecnológicas na educação pós-pandemia.
Elaboração de um relatório final com as conclusões do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues
Aluno de Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Identificação dos principais avanços tecnológicos e desafios enfrentados durante a pandemia no contexto educacional.
Propostas de práticas pedagógicas que integrem a tecnologia de forma equilibrada e humanizada na educação.
Contribuição para a formação continuada de educadores no uso de tecnologias educacionais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Anderson, T.; Elloumi, F. Teoria e Prática do Ensino Online. Athabasca: Athabasca University, 2004.
Hodges, C.; Moore, S.; Lockee, B.; Trust, T.; Bond, A. A diferença entre ensino remoto emergencial e aprendizagem online. Revisão Educause, 2020.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos sobre educação e tecnologias educacionais.
Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação dos mesmos em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)