Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
099

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutor em Direito - Universidade Veiga de Almeida. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Avaliador MEC-INEP- BASis. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993-1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998-2001). Mestrado em Direito - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA (2019-2020). Doutorado em Direito - Universidade Veiga de Almeida/UVA(2019-2021). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Tutor EAD e professor nos cursos UNIFACVEST. Professor das disciplinas (2021): EAD - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EAD - ESCOLA E SOCIEDADE, ANTROPOLOGIA I, Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atividade formativa III. Livros publicados: Procedimentos de metodologia científica (10. ed. 2021); Ser e deve ser da educação superior: um estudo sobre o modelo atual à luz do projeto pedagógico democrático constitucional (2020); Didática vivenciada no cotidiano escola ( 2.ed. 2018); Abordagens educacionais democráticas: a educação como formação política (2021). Editor da Revista Synthesis UNIFACVEST, membro do CONSEPE UNIFACVEST, membro do CONSUN UNIFACVEST.
NOME DO PROPONENTE
Julia Thomé da Luz; Marlize de Jesus dos Santos; Renato Rodrigues
Matrícula
0
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduandas em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
EducaCast: Descomplicando a Pedagogia
Início do Projeto
07/03/2023
Fim do Projeto
05/07/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
O projeto "EducaCast: Descomplicando a Pedagogia" visa simplificar e tornar acessíveis os conceitos e metodologias pedagógicas, utilizando o formato de podcast como ferramenta pedagógica. Através da produção de episódios que discutem temas relevantes e complexos da pedagogia de maneira acessível, o projeto busca criar uma comunidade de aprendizado contínuo e promover o uso de tecnologias inovadoras no ensino.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A pedagogia, como ciência e prática, envolve uma série de conceitos e metodologias que podem ser complexos para educadores em formação. Este projeto visa simplificar e desmistificar esses conceitos, utilizando o formato de podcast para abordar de maneira acessível e dinâmica os principais desafios e tópicos da pedagogia. Através do EducaCast, pretende-se promover um espaço de discussão e aprendizado contínuo, envolvendo estudantes e profissionais da área.
OBJETIVO GERAL
Descomplicar conceitos e metodologias pedagógicas através de podcasts, promovendo uma maior compreensão e aplicação prática desses conhecimentos entre educadores em formação.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Apresentar e discutir temas pedagógicos de forma acessível e envolvente. Facilitar o entendimento de conceitos complexos através de debates e entrevistas com especialistas. Promover o uso do podcast como ferramenta pedagógica inovadora. Criar uma comunidade de aprendizado em torno dos episódios do EducaCast.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Definição dos temas e estrutura dos episódios do podcast. Capacitação dos participantes em técnicas de gravação e edição de áudio. Pesquisa e elaboração de roteiros para os episódios, com base em literatura pedagógica. Etapa 2: Produção e Divulgação Gravação e edição dos episódios do EducaCast. Publicação dos episódios em plataformas digitais e promoção nas redes sociais. Realização de sessões de feedback com ouvintes para avaliar o impacto dos episódios. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Análise do alcance e engajamento dos episódios. Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, onde serão discutidas as lições aprendidas e propostas para a continuidade do projeto. Elaboração de um relatório final com as conclusões do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues Alunos da Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria na compreensão e aplicação prática dos conceitos pedagógicos pelos ouvintes. Desenvolvimento de habilidades técnicas em produção de podcasts entre os participantes. Criação de uma comunidade engajada em discutir e promover a pedagogia.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre pedagogia e tecnologias educacionais. Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação dos podcasts em eventos comunitários.
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

------

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

------

------

DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

------

Transporte e alimentação

------

MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

------

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

------

------

------

Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

------

------

DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

------

------

------

TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)