Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
098

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutor em Direito - Universidade Veiga de Almeida. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Avaliador MEC-INEP- BASis. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993-1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998-2001). Mestrado em Direito - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA (2019-2020). Doutorado em Direito - Universidade Veiga de Almeida/UVA(2019-2021). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Tutor EAD e professor nos cursos UNIFACVEST. Professor das disciplinas (2021): EAD - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EAD - ESCOLA E SOCIEDADE, ANTROPOLOGIA I, Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atividade formativa III. Livros publicados: Procedimentos de metodologia científica (10. ed. 2021); Ser e deve ser da educação superior: um estudo sobre o modelo atual à luz do projeto pedagógico democrático constitucional (2020); Didática vivenciada no cotidiano escola ( 2.ed. 2018); Abordagens educacionais democráticas: a educação como formação política (2021). Editor da Revista Synthesis UNIFACVEST, membro do CONSEPE UNIFACVEST, membro do CONSUN UNIFACVEST.
NOME DO PROPONENTE
Andresa Leite de Andrade; Marilene Germano; Renato Rodrigues
Matrícula
0
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduandas em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Musicoterapia na Educação Especial e Suas Tecnologias
Início do Projeto
08/03/2023
Fim do Projeto
04/07/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária investiga o uso da musicoterapia integrada com tecnologias na educação especial, focando no atendimento de alunos com transtornos do espectro autista (TEA) e síndrome de Down. O projeto é desenvolvido em três etapas: planejamento e preparação, implementação, e avaliação. Espera-se que o projeto contribua para a melhoria das práticas inclusivas, promovendo o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos e a formação continuada de educadores e terapeutas.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A musicoterapia tem se mostrado uma ferramenta eficaz para a inclusão e o desenvolvimento de alunos com necessidades especiais. Este projeto investiga como as tecnologias podem ser integradas à musicoterapia para melhorar o aprendizado e a inclusão de alunos com transtornos do espectro autista (TEA) e síndrome de Down, utilizando métodos inovadores para potencializar os benefícios dessa abordagem terapêutica.
OBJETIVO GERAL
Investigar e aplicar a musicoterapia integrada com tecnologias na educação especial, visando a inclusão e o desenvolvimento cognitivo e social dos alunos com TEA e síndrome de Down.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Explorar o uso de tecnologias na aplicação da musicoterapia na educação especial. Analisar os benefícios cognitivos, emocionais e sociais da musicoterapia associada à tecnologia. Promover a formação continuada de educadores e terapeutas para a aplicação desses métodos em contextos educacionais inclusivos.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Seleção e estudo das tecnologias a serem integradas na musicoterapia. Capacitação dos participantes em práticas musicoterapêuticas e no uso das tecnologias selecionadas. Elaboração de planos de intervenção e materiais didáticos que integrem a musicoterapia e as tecnologias. Etapa 2: Implementação Aplicação das práticas musicoterapêuticas com o uso de tecnologias em turmas de alunos com TEA e síndrome de Down. Observação e registro dos efeitos das intervenções, avaliando os benefícios para os alunos. Realização de workshops e seminários para compartilhar as experiências e os resultados obtidos. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Avaliação dos resultados obtidos com a implementação das práticas musicoterapêuticas associadas à tecnologia. Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, onde serão discutidas as lições aprendidas e propostas para a continuidade do projeto. Elaboração de um relatório final com as conclusões do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues Alunos de Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria nas práticas inclusivas aplicadas em contextos educacionais especiais. Maior engajamento e desenvolvimento cognitivo e social dos alunos com TEA e síndrome de Down. Disseminação de metodologias inovadoras que integrem musicoterapia e tecnologia entre os educadores e terapeutas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bréscia, V. L. Musicoterapia e educação: possibilidades e desafios. São Paulo: Summus, 2011. Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre musicoterapia e tecnologias educacionais. Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos educacionais e terapêuticos.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)