Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
097
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Cristian Roberto Antunes de Oliveira
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2019) - Linha de Pesquisa: História e Filosofia da Educação. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2018) - Linha de Pesquisa: Processos Socioculturais em Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior (2016), Especialista em Supervisão e Orientação Pedagógica (2019), Tutoria em Educação a Distância (2021) e Geografia do Brasil (2022). Graduado nas licenciaturas em História (2015); Geografia (2016) e Pedagogia (2020). Atuou como Professor Formador na Secretaria Municipal da Educação de Lages no tema transversal - Educação Fiscal em (2016). Foi Professor de Geografia e História no Sistema Municipal de Educação de Lages/SC de março de (2013) a dezembro de (2021). Iniciou em (2017) atividade docente no Sistema FIESC - Serviço Social da Indústria - lotado na área de conhecimento das Ciências Humanas. Ocupou as funções de Professor da Educação de Jovens e Adultos e Supervisor da Educação no Ensino Médio SESI/SENAI. Atualmente é Servidor Público Efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Coordenador de Programas e Projetos na Secretaria Municipal da Educação de Lages/SC, atuando no Núcleo de Excelência em Educação Permanente. Também é Professor de Geografia no Ensino Médio do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires no Polo Lages/SC e Professor Universitário no Departamento de Geografia do Centro Universitário Unifacvest. Recentemente tornou-se autor de planos de aula de Geografia dos anos iniciais da Revista Nova Escola com foco na Base Nacional Comum Curricular. Possui como experiência em sua prática docente a atuação nas seguintes etapas: ensino fundamental, médio e na modalidade da educação de jovens e adultos. Tem como campo de pesquisa as áreas da Cartografia Ambiental, Transformação da Paisagem, Formação Permanente de Professores no Ensino da Geografia e Educação Fiscal para a Cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul/RS. Possui como referência em sua trajetória profissional a atuação na Formação de Professores de Geografia e Projetos da Educação Fiscal. Em 2016 foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal que é considerado o Oscar da temática na América Latina.
NOME DO PROPONENTE
Camille Selleri dos Santos; ANTONIO RODRIGUES DOS SANTOS MARLON RODRIGO DA SILVA RUFINO HUGO FERRAZ FREIRE VIEIRA SUELI PEREIRA BRUNO FRANÇA SALDANHA
Matrícula
0
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduandas em Licenciatura em História
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.cristian.oliveira@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Didática Avançada: Explorando Estratégias e Metodologias no Ensino Contemporâneo
Início do Projeto
07/03/2024
Fim do Projeto
05/07/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores.
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária visa investigar e aplicar práticas didáticas avançadas no ensino contemporâneo, promovendo a integração de metodologias inovadoras com práticas pedagógicas tradicionais. O projeto será desenvolvido em três etapas: planejamento e preparação, implementação, e avaliação. Espera-se que o projeto contribua para a melhoria das práticas pedagógicas, o engajamento dos alunos e a formação continuada de professores.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A prática didática está em constante evolução, especialmente no contexto do ensino contemporâneo, que exige novas abordagens e metodologias para atender às necessidades dos alunos. Este projeto visa explorar e analisar estratégias didáticas eficazes, com foco em práticas pedagógicas que promovam um ensino mais dinâmico e interativo, incorporando as mais recentes inovações educacionais.
OBJETIVO GERAL
Investigar e aplicar práticas didáticas avançadas no contexto do ensino contemporâneo, com o intuito de aprimorar a eficácia do processo de ensino-aprendizagem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Explorar metodologias inovadoras que promovam a interação e o engajamento dos alunos.
Analisar a aplicação de estratégias didáticas que integrem tecnologia e práticas pedagógicas tradicionais.
Promover a formação continuada de professores para a implementação dessas práticas em sala de aula.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Seleção e estudo das metodologias didáticas a serem exploradas.
Capacitação dos participantes em práticas pedagógicas inovadoras e tecnologias educacionais.
Elaboração de planos de aula e materiais didáticos que integrem as metodologias selecionadas.
Etapa 2: Implementação
Aplicação das metodologias didáticas em sala de aula, com turmas de diferentes níveis de ensino.
Observação e registro das práticas adotadas, avaliando a eficácia e o engajamento dos alunos.
Realização de workshops e seminários para compartilhar as experiências e os resultados obtidos.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Avaliação dos resultados obtidos com a implementação das metodologias didáticas.
Encerramento do projeto com um evento de apresentação dos resultados, onde serão discutidas as lições aprendidas e propostas para a continuidade do projeto.
Elaboração de um relatório final com as conclusões do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues
Alunos da Pedagogia
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria nas práticas pedagógicas aplicadas em sala de aula.
Maior engajamento e participação dos alunos no processo de ensino-aprendizagem.
Disseminação de metodologias didáticas inovadoras entre os educadores da rede de ensino.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Coll, César. Psicologia e Currículo. São Paulo: Ática, 1997.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos sobre didática e inovação pedagógica.
Publicação dos resultados em revistas acadêmicas e divulgação em eventos educacionais.
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)