Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
095

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutor em Direito - Universidade Veiga de Almeida. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Avaliador MEC-INEP- BASis. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993-1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998-2001). Mestrado em Direito - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA (2019-2020). Doutorado em Direito - Universidade Veiga de Almeida/UVA(2019-2021). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Tutor EAD e professor nos cursos UNIFACVEST. Professor das disciplinas (2021): EAD - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EAD - ESCOLA E SOCIEDADE, ANTROPOLOGIA I, Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atividade formativa III. Livros publicados: Procedimentos de metodologia científica (10. ed. 2021); Ser e deve ser da educação superior: um estudo sobre o modelo atual à luz do projeto pedagógico democrático constitucional (2020); Didática vivenciada no cotidiano escola ( 2.ed. 2018); Abordagens educacionais democráticas: a educação como formação política (2021). Editor da Revista Synthesis UNIFACVEST, membro do CONSEPE UNIFACVEST, membro do CONSUN UNIFACVEST.

NOME DO PROPONENTE
Jennifer Peri Veloso; Tainara Rodrigues; Marcela dos Santos; Renato Rodrigues
Matrícula
0
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduandas em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Projeto de Extensão Universitária: Construtivismo e E-Learning no Podcast EducaCast
Início do Projeto
07/03/2023
Fim do Projeto
04/07/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas, Associações de Moradores e Espaços Comunitários de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
A alfabetização é um direito essencial para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Este projeto tem como objetivo principal a promoção da alfabetização de jovens e adultos em Lages - SC, através de oficinas de escrita criativa que visam estimular a produção textual e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A alfabetização é um direito essencial para o desenvolvimento integral dos indivíduos. Este projeto tem como objetivo principal a promoção da alfabetização de jovens e adultos em Lages - SC, através de oficinas de escrita criativa que visam estimular a produção textual e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita.
OBJETIVO GERAL
Promover a alfabetização de jovens e adultos, oferecendo oficinas de escrita criativa para desenvolver habilidades de leitura e escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Estimular a produção de textos criativos entre os participantes. Desenvolver a capacidade de interpretação e expressão através da escrita. Proporcionar um espaço de aprendizagem colaborativa e troca de experiências. Contribuir para a formação de leitores críticos e escritores confiantes.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Identificação das necessidades dos participantes e adequação do conteúdo das oficinas. Capacitação dos monitores e educadores em técnicas de escrita criativa e metodologias participativas. Elaboração de materiais didáticos e recursos pedagógicos para as oficinas. Etapa 2: Implementação das Oficinas Realização de oficinas semanais em escolas e centros comunitários, com turmas pequenas para garantir atenção individualizada. Atividades práticas que incluem exercícios de escrita criativa, leitura compartilhada e análise de textos. Promoção de eventos literários para divulgar e valorizar as produções dos participantes. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Acompanhamento contínuo do progresso dos participantes, com avaliações formativas ao longo do projeto. Encerramento das oficinas com um evento de culminância, onde os participantes poderão apresentar seus textos e compartilhar suas experiências. Elaboração de um relatório final com os resultados e propostas para a continuidade do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues Monitores e Educadores: Estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia e Ciências Sociais. Voluntários: Escritores locais e professores de literatura.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria nas habilidades de leitura e escrita dos participantes. Maior interesse dos alunos pela literatura e pela produção textual. Formação de uma comunidade de leitores e escritores dentro das escolas e comunidades atendidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ferreiro, Emília; Teberosky, Ana. Psicogênese da Língua Escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986. Freire, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre educação e literatura. Publicação dos textos em revistas literárias e divulgação dos resultados em eventos escolares e comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)