Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
094

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Artur Rodrigues Neto
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduado em História pelo Centro Universitário Facvest. Mestre em práticas transculturais pela mesma instituição. Mestrando em Ensino de História na Universidade Estadual de Santa Catarina. Professor da rede pública de educação básica de Santa Catarina. Professor no colégio Sigma de Lages. Pesquisador das relações entre história e literatura; e de temas que envolvem a História da infância.
NOME DO PROPONENTE
Carolina da Silva Lima
Matrícula
1208525
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.artur.rodrigues@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
carol1202.slima@gmail.com
Telefone do Proponente
49999307108
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Escrevendo o Futuro: Oficinas de Escrita Criativa para Estudantes do Ensino Básico.
Início do Projeto
16/08/2022
Fim do Projeto
07/12/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária visa estimular a produção de textos criativos entre estudantes de Lages - SC, através de oficinas de escrita criativa que incentivam a exploração de diferentes gêneros literários e desenvolvem habilidades de expressão e organização de ideias. O projeto será desenvolvido em três etapas principais: planejamento e preparação, implementação das oficinas e avaliação dos resultados.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A escrita criativa é uma habilidade essencial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, permitindo-lhes expressar ideias, emoções e narrativas de maneira original e significativa. No entanto, muitas vezes essa prática não é suficientemente estimulada no ambiente escolar. Este projeto visa preencher essa lacuna, oferecendo oficinas de escrita criativa que incentivem os alunos a explorar sua imaginação e aprimorar suas habilidades de escrita, contribuindo para o desenvolvimento de competências fundamentais para a vida acadêmica e profissional.
OBJETIVO GERAL
Estimular a produção de textos criativos entre estudantes de Lages - SC, através de oficinas que desenvolvam suas habilidades de escrita e expressão.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Incentivar os estudantes a explorar diferentes gêneros literários, como contos, crônicas, poesia e ensaios. Desenvolver a criatividade e a capacidade de organização de ideias na escrita. Promover o hábito da leitura como base para a produção de textos criativos. Estimular a autoconfiança dos alunos em relação à sua capacidade de escrita.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Seleção das escolas participantes e definição dos temas das oficinas, com base nas necessidades e interesses dos alunos. Capacitação dos monitores e educadores em técnicas de escrita criativa e metodologias de ensino lúdico. Criação de materiais didáticos e recursos pedagógicos, como antologias literárias, exercícios de escrita e jogos de palavras. Etapa 2: Implementação das Oficinas Realização de oficinas semanais nas escolas participantes, com duração de 1 a 2 horas por sessão. As oficinas incluirão atividades práticas de escrita, leituras compartilhadas, discussões em grupo e exercícios de estímulo à criatividade. Promoção de desafios de escrita, como concursos literários e maratonas de contos, para incentivar a prática constante e a superação de bloqueios criativos.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Artur Rodrigues Neto Monitores e Educadores: Estudantes dos cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social. Voluntários: Escritores locais e professores de literatura.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria nas habilidades de escrita e expressão dos participantes. Maior interesse dos alunos pela leitura e pela produção literária. Criação de uma cultura de valorização da escrita criativa nas escolas participantes. Publicação de uma coletânea de textos criativos, fortalecendo a autoestima e o reconhecimento dos estudantes como autores.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Moriconi, Italo. Escrever Ficção: Um Guia Prático para Escritores. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2016. Goldberg, Natalie. Escrever com a Alma: Libere o Escritor que Existe em Você. São Paulo: Editora Pensamento, 2008.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre educação e literatura. Publicação dos textos em revistas literárias e divulgação dos resultados em eventos escolares e comunitários.
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

------

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

------

------

DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

------

Transporte e alimentação

------

MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

------

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

------

------

------

Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

------

------

DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

------

------

------

TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)