Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
093

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Arleide Catarina Wolff Camargo
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense (1984) .Especialização em Gestão Escolar e Assuntos Educacionais. Mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Atualmente é professora celetista do Centro Universitário Facvest. Experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas ensino-aprendizagem, interdisciplinaridade, currículo , gestão escolar e formação de professores na Educação Básica. Ministra as Disciplinas , Profissionalização Docente , Didática, Gestão Escolar, Novos Caminhos para Profissionais da Educação, Alfabetização e Letramento: conceitos e processos é docente/tutora da EaD e Coordenadora do Cuso de Licenciatura em Pedagogia na modalidade EaD. Consultora Ad Hoc parecerista (FEPESE/SC),2014/2015 dos planos de gestores do estado de SC até dezembro de 2015.Avaliadora Educacional Técnica/SASE/MEC/SED/UNDIME - dezembro de 2014 até agosto de 2017, atuando na Elaboração, Acompanhamento e Avaliação dos Planos Municipais de Educação.
NOME DO PROPONENTE
Caliana da Silva de Souza
Matrícula
1113001
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.arleide.camargo@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
calianaaa.souzaaa@gmail.com
Telefone do Proponente
49991831915
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Cidadania em Ação: Palestras e Oficinas sobre Direitos e Deveres em Lages - SC
Início do Projeto
16/08/2022
Fim do Projeto
06/12/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária tem como objetivo promover a educação para a cidadania em Lages - SC, através de palestras e oficinas que abordam direitos e deveres dos cidadãos. As atividades serão realizadas em escolas, associações de moradores e espaços comunitários, com foco na capacitação dos participantes para a participação ativa na sociedade e na vida política. O projeto será desenvolvido em três etapas principais: planejamento e preparação, implementação das palestras e oficinas, e avaliação dos resultados. Espera-se que, ao final do projeto, os participantes estejam mais conscientes de seus direitos e deveres, mais engajados na vida comunitária e política, e melhor preparados para agir de forma responsável e informada em sua vida cotidiana.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A educação para a cidadania é fundamental para a formação de indivíduos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de atuar de forma responsável e crítica na sociedade. Em Lages, a promoção de uma cultura de cidadania ativa é crucial para o desenvolvimento social e a melhoria da qualidade de vida das comunidades. Este projeto visa oferecer palestras e oficinas que abordem temas relacionados aos direitos e deveres dos cidadãos, buscando capacitar crianças, adolescentes e adultos para a participação ativa na vida comunitária e política.
OBJETIVO GERAL
Promover a conscientização e a educação para a cidadania em Lages - SC, através de palestras e oficinas que abordem direitos e deveres, capacitando a comunidade para a participação ativa na sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Informar os participantes sobre os direitos e deveres previstos na Constituição e outras legislações. Capacitar os cidadãos para a defesa de seus direitos e o cumprimento de seus deveres. Incentivar a participação ativa na vida política e comunitária, promovendo o engajamento em ações coletivas. Estimular o pensamento crítico e a consciência social, preparando os participantes para tomar decisões informadas e responsáveis.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Definição dos temas das palestras e oficinas, em parceria com especialistas em direitos humanos, direito constitucional e ciências sociais. Capacitação dos palestrantes e monitores para conduzir as atividades, com foco em metodologias participativas e interativas. Criação de materiais didáticos e recursos pedagógicos, como cartilhas e vídeos educativos, para apoiar as atividades. Etapa 2: Implementação das Palestras e Oficinas Realização de palestras e oficinas em escolas, associações de moradores e espaços comunitários, abordando temas como direitos civis, direitos sociais, deveres dos cidadãos e participação política. Utilização de dinâmicas de grupo, debates e simulações para estimular a participação ativa dos participantes e aprofundar a compreensão dos temas discutidos. Envolvimento dos participantes em projetos práticos, como a organização de campanhas de conscientização e a participação em conselhos comunitários. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Monitoramento do impacto das atividades, com avaliações periódicas para medir o nível de conhecimento adquirido pelos participantes e o grau de engajamento nas ações propostas. Encerramento do projeto com um evento comunitário, onde os participantes poderão compartilhar suas experiências e apresentar os projetos desenvolvidos. Elaboração de um relatório final com os resultados e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Arleide Camargo Palestrantes e Educadores: Estudantes dos cursos de Direito, Pedagogia e Ciências Sociais. Voluntários: Membros da comunidade e associações de moradores.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Aumento do conhecimento sobre direitos e deveres entre os participantes. Maior engajamento cívico e político das comunidades atendidas. Desenvolvimento de habilidades de participação social e política, como organização de campanhas e defesa de direitos. Fortalecimento da cultura de cidadania ativa em Lages.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Bobbio, Norberto. A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004. Pinsky, Jaime. História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2005.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos sobre educação para a cidadania. Publicação de artigos em revistas acadêmicas e divulgação dos resultados em eventos comunitários e escolares.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)