Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
091
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Alexandre Antunes Ribeiro Filho
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1993) e em Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2010). Mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunodiagnóstico, em Fitossociologia atuando no tema de mata ciliares no Parque Nacional da Chapada Diamantina e dinâmica da vegetação de Mata Atlântica sob o uso e ocupação de populações quilombolas no Vale do Ribeira (SP), em Pedologia e Ecologia Humana. Atua como Professor Assistente nas áreas da saúde e ambiental no Centro Universitário Unifacvest (Lages, SC).
NOME DO PROPONENTE
Bianca Cemin de Barros
Matrícula
1117945
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.alexandre.ribeiro@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
bia@gmail.com
Telefone do Proponente
49998259218
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Educação Financeira para o Futuro: Oficinas para Crianças e Adolescentes em Lages - SC
Início do Projeto
09/08/2022
Fim do Projeto
07/12/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária visa promover a educação financeira entre crianças e adolescentes de Lages - SC, através de oficinas práticas e teóricas que ensinam conceitos básicos de finanças, como poupança, orçamento e planejamento financeiro. O projeto será desenvolvido em três etapas principais: planejamento e preparação, implementação das oficinas e avaliação dos resultados.
Ao capacitar os jovens para tomar decisões financeiras responsáveis, o projeto espera contribuir para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para lidar com os desafios econômicos da vida adulta. O projeto culminará com um evento de encerramento, onde os participantes poderão apresentar seus aprendizados e projetos financeiros, reforçando a importância da educação financeira para a realização de objetivos pessoais e profissionais.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A educação financeira é essencial para a formação de cidadãos conscientes e capazes de tomar decisões financeiras responsáveis. No entanto, muitos jovens não têm acesso a esse tipo de educação, o que pode levar a problemas financeiros no futuro. Este projeto visa preencher essa lacuna, oferecendo oficinas de educação financeira para crianças e adolescentes em Lages - SC, capacitando-os a gerir melhor seus recursos e preparar-se para a vida adulta de forma mais consciente e sustentável.
OBJETIVO GERAL
Promover a educação financeira entre crianças e adolescentes de Lages - SC, através de oficinas práticas e teóricas que os ajudem a desenvolver habilidades de gestão financeira e a tomar decisões econômicas responsáveis.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Ensinar conceitos básicos de finanças, como poupança, orçamento e planejamento financeiro.
Capacitar os participantes para tomar decisões financeiras informadas e responsáveis.
Incentivar a adoção de práticas financeiras saudáveis desde a infância e adolescência.
Promover a conscientização sobre a importância do planejamento financeiro para a realização de objetivos pessoais e profissionais.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Desenvolvimento do conteúdo das oficinas, adaptado às diferentes faixas etárias (crianças e adolescentes).
Capacitação dos monitores em educação financeira e metodologias de ensino lúdico.
Criação de materiais didáticos e recursos pedagógicos, como jogos e simulações, para facilitar o aprendizado.
Etapa 2: Implementação das Oficinas
Realização de oficinas semanais em escolas e associações de moradores, com duração de 1 a 2 horas por sessão.
Atividades práticas, como elaboração de orçamentos pessoais, simulações de compras e exercícios de planejamento financeiro.
Envolvimento dos participantes em projetos de longo prazo, como economizar para uma meta específica, para aplicar os conceitos aprendidos.
Etapa 3: Avaliação e Encerramento
Monitoramento do progresso dos participantes, com avaliações periódicas para medir o entendimento dos conceitos.
Encerramento das oficinas com um evento de culminância, onde os participantes poderão apresentar seus aprendizados e projetos financeiros.
Elaboração de um relatório final com os resultados e recomendações para a continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Alexandre Antunes Ribeiro Filho
Monitores: Estudantes dos cursos de Pedagogia, Administração e Economia.
Voluntários: Membros da comunidade e associações de moradores.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Desenvolvimento de habilidades de gestão financeira entre os participantes.
Aumento da conscientização sobre a importância da educação financeira desde cedo.
Melhoria na capacidade dos jovens de planejar e alcançar objetivos financeiros.
Criação de uma cultura de responsabilidade financeira nas comunidades atendidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Schoenmaker, Dirk. Principles of Sustainable Finance. Oxford: Oxford University Press, 2018.
Damodaran, Aswath. Finanças Corporativas: Teoria e Prática. Porto Alegre: Bookman, 2010.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos de educação financeira.
Publicação de artigos em revistas acadêmicas e divulgação dos resultados em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)