Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
090
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Renato Rodrigues
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutor em Direito - Universidade Veiga de Almeida. Pró-Reitor de Pesquisa e Extensão do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Avaliador MEC-INEP- BASis. Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1993-1997), convênio com UNIDAVI. Pós-graduação "latto sensu", pela Universidade Para o Desenvolvimento do Alto Vale do Itajaí - UNIDAVI (1997-1998) - Especialização em Psicopedagogia. Mestrado em Sociologia Política - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1998-2001). Mestrado em Direito - UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA - UVA (2019-2020). Doutorado em Direito - Universidade Veiga de Almeida/UVA(2019-2021). Atualmente é professor titular do Centro Universitário FACVEST-UNIFACVEST. Tutor EAD e professor nos cursos UNIFACVEST. Professor das disciplinas (2021): EAD - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, EAD - ESCOLA E SOCIEDADE, ANTROPOLOGIA I, Metodologia da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Atividade formativa III. Livros publicados: Procedimentos de metodologia científica (10. ed. 2021); Ser e deve ser da educação superior: um estudo sobre o modelo atual à luz do projeto pedagógico democrático constitucional (2020); Didática vivenciada no cotidiano escola ( 2.ed. 2018); Abordagens educacionais democráticas: a educação como formação política (2021). Editor da Revista Synthesis UNIFACVEST, membro do CONSEPE UNIFACVEST, membro do CONSUN UNIFACVEST.
NOME DO PROPONENTE
Andresa Oliveira; CRISTIANO BARBOSA PEREIRA GABRIELA EMILIA MARTINS CONRADO SILVA JANAINA DE SOUZA GABRIEL DE SOUZA MONTEIRO
Matrícula
1100660
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prpe@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
andressa.14_@hotmail.com
Telefone do Proponente
49984383102
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Encenações que Educam: Teatro Educativo para a Conscientização Social
Início do Projeto
15/03/2024
Fim do Projeto
12/07/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária visa utilizar o teatro educativo como ferramenta para promover a conscientização social e educacional em Lages - SC. O projeto envolve a produção e encenação de peças teatrais que abordam temas relevantes, como cidadania, meio ambiente, saúde e direitos humanos, com o objetivo de estimular o pensamento crítico e a reflexão entre os participantes e espectadores.
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: planejamento e preparação, produção e ensaios, e apresentações e avaliação. Através das apresentações teatrais em escolas, associações de moradores e espaços culturais, o projeto espera contribuir para o desenvolvimento de habilidades artísticas e de comunicação, além de fortalecer os laços comunitários e ampliar o acesso à cultura em Lages.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
O teatro é uma poderosa ferramenta de educação e conscientização social, capaz de envolver o público em reflexões profundas sobre questões relevantes, como cidadania, meio ambiente, direitos humanos e saúde. Em Lages, a oferta de atividades culturais que aliam educação e arte ainda é limitada. Este projeto visa preencher essa lacuna, utilizando o teatro educativo como meio de abordar temas sociais e educacionais de forma lúdica e impactante, contribuindo para a formação crítica e cidadã do público participante.
OBJETIVO GERAL
Promover a conscientização social e educacional em comunidades de Lages - SC, através da encenação de peças teatrais com temas relevantes para a sociedade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Desenvolver e encenar peças teatrais educativas que abordem temas como cidadania, saúde, meio ambiente e direitos humanos.
Envolver a comunidade escolar e local na produção e apresentação das peças.
Utilizar o teatro como ferramenta pedagógica para estimular o pensamento crítico e a reflexão entre os participantes.
Ampliar o acesso à cultura e às artes cênicas para comunidades com menor oferta de atividades culturais.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais:
Etapa 1: Planejamento e Preparação
Seleção dos temas das peças teatrais, em parceria com professores e líderes comunitários, para garantir a relevância dos conteúdos.
Formação de grupos teatrais compostos por estudantes e membros da comunidade, com capacitação em técnicas de atuação e produção teatral.
Criação dos roteiros das peças, com foco em temas educacionais e sociais pertinentes à realidade local.
Etapa 2: Produção e Ensaios
Realização de oficinas teatrais para os participantes, com o objetivo de desenvolver habilidades de atuação, expressão corporal e comunicação.
Ensaios regulares das peças, com acompanhamento de orientadores e apoio técnico para cenografia, figurino e iluminação.
Promoção de atividades de integração entre os participantes, visando fortalecer o trabalho em equipe e o engajamento no projeto.
Etapa 3: Apresentações e Avaliação
Apresentação das peças teatrais em escolas, associações de moradores e espaços culturais de Lages.
Realização de debates e rodas de conversa após as apresentações, incentivando a reflexão sobre os temas abordados nas peças.
Avaliação do impacto das apresentações junto ao público e aos participantes, com coleta de feedback e propostas de continuidade do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues
Diretores Teatrais e Educadores: Estudantes dos cursos de Pedagogia, Letras e Artes Cênicas.
Elenco e Equipe Técnica: Voluntários das comunidades e estudantes envolvidos no projeto.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Aumento da conscientização social e educacional entre os espectadores das peças.
Desenvolvimento de habilidades artísticas e de comunicação entre os participantes do projeto.
Fortalecimento dos laços comunitários através da participação em atividades culturais.
Expansão do acesso à cultura e às artes cênicas para públicos de diferentes idades e contextos sociais.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Boal, Augusto. Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
Spolin, Viola. Improvisação para o Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2001.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos de educação e cultura.
Publicação de artigos em revistas acadêmicas e compartilhamento dos resultados em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)