Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
089

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Artur Rodrigues Neto
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduado em História pelo Centro Universitário Facvest. Mestre em práticas transculturais pela mesma instituição. Mestrando em Ensino de História na Universidade Estadual de Santa Catarina. Professor da rede pública de educação básica de Santa Catarina. Professor no colégio Sigma de Lages. Pesquisador das relações entre história e literatura; e de temas que envolvem a História da infância.
NOME DO PROPONENTE
Ana Marcela de Souza Pereira; MANUELA OLIVEIRA DE PAULA BORGES MÔNICA ANDRADE RITA DE FREITAS COELHO NELZA MARIA ALVES MARQUES MACHADO LILIAN DE LIMA RODRIGUES SCHMIDT
Matrícula
1209390
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.artur.rodrigues@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
ana_ms_pereira@estudante.sc.senai.br
Telefone do Proponente
4991163326
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Alfabetização para a Cidadania: Ensinar a Ler e Escrever Adultos
Início do Projeto
15/03/2024
Fim do Projeto
12/07/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária visa promover a alfabetização de adultos em comunidades de Lages - SC, através de aulas adaptadas que ensinam a ler e escrever, contribuindo para a inclusão social e o exercício pleno da cidadania. O projeto será desenvolvido em três etapas principais: planejamento e mobilização, implementação das aulas e avaliação dos resultados. Ao oferecer oportunidades de alfabetização para adultos, o projeto espera promover melhorias na autoestima e na qualidade de vida dos participantes, bem como fortalecer a rede de apoio comunitário. O encerramento do projeto contará com uma cerimônia de entrega de certificados, reconhecendo o esforço e as conquistas dos alunos e promovendo a continuidade do aprendizado.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A alfabetização é um direito fundamental e uma ferramenta essencial para a participação plena na sociedade. No entanto, ainda existem muitos adultos em Lages que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e escrever, o que limita sua capacidade de exercer a cidadania e melhorar sua qualidade de vida. Este projeto visa oferecer cursos de alfabetização para adultos, com foco na promoção da autonomia, inclusão social e desenvolvimento pessoal, contribuindo para a erradicação do analfabetismo na região.
OBJETIVO GERAL
Promover a alfabetização de adultos em comunidades de Lages - SC, através de um projeto educacional que ensine a ler e escrever, contribuindo para o exercício pleno da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Identificar e atrair adultos não alfabetizados das comunidades para o projeto. Oferecer aulas de alfabetização adaptadas às necessidades e ritmos dos participantes. Incentivar a continuidade dos estudos, promovendo a educação como um direito e um caminho para a melhoria da qualidade de vida. Promover a inclusão social e digital, integrando a alfabetização com o uso básico de tecnologias.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Mobilização Identificação das comunidades com maior índice de analfabetismo e parcerias com associações de moradores. Mobilização da comunidade através de campanhas de conscientização sobre a importância da alfabetização. Seleção de educadores voluntários e capacitação para o ensino de adultos. Etapa 2: Implementação das Aulas de Alfabetização Realização de aulas presenciais em espaços comunitários acessíveis, com turmas pequenas para garantir a atenção individualizada. Utilização de métodos de ensino específicos para adultos, focados na contextualização prática e no respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno. Integração de atividades que incentivem a leitura e a escrita no dia a dia, como leitura de jornais, preenchimento de formulários e uso de aplicativos de celular. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Acompanhamento contínuo do progresso dos alunos, com avaliações formativas para ajustar as metodologias conforme necessário. Encerramento do curso com uma cerimônia de entrega de certificados, promovendo o reconhecimento e a celebração das conquistas dos alunos. Relatório final com análise dos resultados e propostas de continuidade e expansão do projeto.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Artur Rodrigues Neto Educadores Voluntários: Estudantes dos cursos de Pedagogia e Letras. Voluntários de Apoio: Membros das comunidades e associações de moradores.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Alfabetização de adultos que não tiveram acesso à educação formal, promovendo sua inclusão social e econômica. Melhoria na autoestima e na qualidade de vida dos participantes, proporcionando-lhes novas oportunidades de trabalho e participação cidadã. Fortalecimento da rede de apoio comunitário, com maior envolvimento das associações de moradores na promoção da educação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Freire, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. Soares, Magda. Alfabetização: A Questão dos Métodos. São Paulo: Contexto, 2021.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos de educação de jovens e adultos. Publicação de artigos em revistas acadêmicas e divulgação dos resultados em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)