Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
010

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Artur Rodrigues Neto
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduado em História pelo Centro Universitário Facvest. Mestre em práticas transculturais pela mesma instituição. Mestrando em Ensino de História na Universidade Estadual de Santa Catarina. Professor da rede pública de educação básica de Santa Catarina. Professor no colégio Sigma de Lages. Pesquisador das relações entre história e literatura; e de temas que envolvem a História da infância.

NOME DO PROPONENTE
ALDA CAROLINE AMORIM BORGES; LEONARDO TOMAZ CESA LUIS GUILHERME DE OLIVEIRA PRESTES PAULO CéSAR SLOMPO SôNIA MARIA FRENSCH DO ROSáRIO TAIS ADRIELE PALHANO DE ALMEIDA
Matrícula
978076
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduando em Licenciatura em HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.artur.rodrigues@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
ac.aborges@outlook.com
Telefone do Proponente
49991178793
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
INCLUSÃO E DIVERSIDADE NA ESCOLA: CONHECENDO DIREITOS
Início do Projeto
03/03/2022
Fim do Projeto
30/06/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Este estudo será realizado na Escola Municipal de Educação Básica Santa Helena (santahelena@educacaolages.sc.gov.br), nobairro Copacabana, a Escola po
RESUMO DO PROJETO

Trabalhar com temáticas que abordam a cidadania, a fim de:

  • Conhecer e conscientizar os alunos sobre os direitos das pessoas com deficiência;
  • Entender a importância da acessibilidade;
  • Estar aberto à diferença e peculiaridades de cada um;
  • Entender que todos temos limitações;
  • Trabalhar a inclusão na Escola;
  • Debater sobre o respeitoe despertar a solidariedade.

 

A finalidade de ampliar o público que terá acesso a essas informações, levar aos alunos e a toda comunidade o princípio de que um cidadão consciente precisa conhecer seus direitos e deveres sociais, compreendendo como os tributos cobrados, ao obter um produto ou serviço, trazem implicações diretas ou indiretas no âmbito social, econômico e na saúde dos cidadãos e da comunidade. 

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

Nunca foi tão falado sobre inclusão como nos dias atuais. A Escola é palco principal quando o assunto é convivência social, aprender lidar com pessoas diferentes, com culturas e costumes diversos, por esse motivo a inclusão deve ser amplamente discutida e aplicada no ambiente Escolar. Trabalhar cidadania é uma pauta de Estado e sociedade. Ela é transformadora, contemporânea, ampla, democrática, transversal, descentralizada, inovadora e exponencial. Todos temos direitos e deveres e estes devem se fazer valer, a sociedade como um todo se beneficia com tais ações. Como formadora, a Escola deve atuar de forma holística, levando e trazendo conhecimento a todos, promovendo a inclusão desde cedo, sabendo da importância e preocupação com a formação de nossos cidadãos.

OBJETIVO GERAL

Trabalhar com temáticas que abordam a cidadania, a fim de:

  • Conhecer e conscientizar os alunos sobre os direitos das pessoas com deficiência;
  • Entender a importância da acessibilidade;
  • Estar aberto à diferença e peculiaridades de cada um;
  • Entender que todos temos limitações;
  • Trabalhar a inclusão na Escola;
  • Debater sobre o respeitoe despertar a solidariedade.

 

A finalidade de ampliar o público que terá acesso a essas informações, levar aos alunos e a toda comunidade o princípio de que um cidadão consciente precisa conhecer seus direitos e deveres sociais, compreendendo como os tributos cobrados, ao obter um produto ou serviço, trazem implicações diretas ou indiretas no âmbito social, econômico e na saúde dos cidadãos e da comunidade. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

Trabalhar com temáticas que abordam a cidadania, a fim de:

  • Conhecer e conscientizar os alunos sobre os direitos das pessoas com deficiência;
  • Entender a importância da acessibilidade;
  • Estar aberto à diferença e peculiaridades de cada um;
  • Entender que todos temos limitações;
  • Trabalhar a inclusão na Escola;
  • Debater sobre o respeitoe despertar a solidariedade.

 

A finalidade de ampliar o público que terá acesso a essas informações, levar aos alunos e a toda comunidade o princípio de que um cidadão consciente precisa conhecer seus direitos e deveres sociais, compreendendo como os tributos cobrados, ao obter um produto ou serviço, trazem implicações diretas ou indiretas no âmbito social, econômico e na saúde dos cidadãos e da comunidade. 

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

Trabalhar dentro da sala de aula questões sobre diversidade, cidadania, conscientização, solidariedade, empatia, limitações e habilidades que cada um possui. Conscientizar sobre os direitos de todos inclusos na sociedade e o que fazer para manutenção destes. A partir de atividades práticas, estudos e debates espera-se que os estudantes desenvolvam atitudes favoráveis para a melhoria da qualidade de vida de uma sociedade.

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

Melhoria os aspectos da cidadania da população.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Senado Federal. Estatuto da pessoa com deficiência. 3. ed. Brasília, 2019. p. 1-52.

Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 2005. P. 1-64

Santos, W. R. D. Pessoas com Deficiência: nossa maior minoria. Physis, Rio de Janeiro, v. 18, n. 3, p. 501-519, jun./2008. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2008.v18n3/501-519/pt/. Acesso em: 17 jun. 2021.

Vídeo publicado em:https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=967487157331046&id=100022093129289

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Realização do Projeto

Pesquisa, Escrita e Execução

03/2020

06/2020

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

------

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

------

------

DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

------

Transporte e alimentação

------

MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

------

------

------

SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

------

------

------

Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

------

------

DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

------

------

------

TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)