Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
088

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Fabiana Carbonera Malinverni de Melo
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui mestrado em Ciências da Computação, com habilitação em Informática na Educação, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003). Atualmente é Professora Mestre no Centro Universitário Unifacvest, em Lages/SC nas modalidades presencial e EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior nos cursos de Licenciatura. Formada em Pedagogia no ensino superior e com especialização em Dificuldades de Aprendizagem pela Universidade do Planalto Catarinense - Lages/SC e Especializada em LIBRAS pela Universidade AVM Educacional e Informática na Educação pela Universidade Federal de SC. Atualmente é coordenadora do curso de Educação Especial e leciona as disciplinas de Escola e Sociedade, Fundamentos do Transtorno do Espectro Autista, Concepções e Conteúdos de Libras (nível básico) e Libras no regime presencial e na modalidade EaD como Docente /Tutora.
NOME DO PROPONENTE
Ana Lia Oliver Pereira
Matrícula
930871
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.fabiana.melo@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
analialivros53@gmail.com
Telefone do Proponente
4998345334
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Brinquedoteca Itinerante: Espaços Lúdicos para o Desenvolvimento Infantil em Comunidades de Lages - SC
Início do Projeto
08/03/2022
Fim do Projeto
14/07/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária visa criar uma brinquedoteca itinerante que oferecerá espaços lúdicos temporários em comunidades e escolas de Lages - SC. A proposta busca promover o desenvolvimento integral das crianças através do brincar, fornecendo brinquedos e jogos educativos que estimulam habilidades motoras, cognitivas e sociais. O projeto será desenvolvido em três etapas principais: planejamento e capacitação, implementação da brinquedoteca e avaliação dos resultados. Ao levar a brinquedoteca para diferentes locais, espera-se melhorar o acesso das crianças a atividades lúdicas de qualidade, conscientizando também os pais e a comunidade sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil. O projeto culminará com um evento de encerramento, onde os resultados serão apresentados à comunidade, fortalecendo os laços sociais e promovendo uma cultura que valorize o brincar como parte essencial da educação e do crescimento saudável das crianças.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
O brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, porém muitas comunidades de Lages não dispõem de espaços adequados que estimulem o brincar de forma segura e educativa. A criação de uma brinquedoteca itinerante permitirá levar esses espaços lúdicos até as comunidades mais carentes, proporcionando às crianças acesso a brinquedos, jogos educativos e atividades que promovem o desenvolvimento integral.
OBJETIVO GERAL
Promover o desenvolvimento infantil através da criação de uma brinquedoteca itinerante, levando espaços lúdicos e educativos para comunidades e escolas de Lages - SC.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Estabelecer espaços temporários que ofereçam brinquedos e jogos educativos de qualidade. Incentivar o desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças através do brincar. Envolver a comunidade e os pais na importância do brincar para o desenvolvimento infantil. Promover a inclusão social através de atividades lúdicas acessíveis a todas as crianças.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será desenvolvido em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Preparação Seleção de comunidades e escolas para a implementação da brinquedoteca itinerante. Capacitação de monitores e voluntários sobre a importância do brincar e como facilitar atividades lúdicas. Aquisição de brinquedos, jogos e materiais educativos, considerando a diversidade de faixas etárias. Etapa 2: Implementação da Brinquedoteca Itinerante Montagem da brinquedoteca em locais previamente selecionados, como praças, escolas e centros comunitários. Realização de sessões lúdicas com atividades guiadas e brincadeiras livres, incentivando o uso dos brinquedos disponíveis. Promoção de oficinas e palestras para pais e responsáveis sobre o papel do brincar no desenvolvimento infantil. Etapa 3: Avaliação e Encerramento Avaliação do impacto das atividades nas comunidades atendidas, com foco no desenvolvimento infantil observado. Documentação das experiências e aprendizagens adquiridas para futuras iniciativas. Realização de um evento de encerramento para apresentar os resultados e celebrar as conquistas do projeto com a comunidade.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Fabiana Melo Monitores: Estudantes dos cursos de Pedagogia e Psicologia. Voluntários: Membros das comunidades atendidas e da equipe docente
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria no desenvolvimento motor, cognitivo e social das crianças participantes. Aumento da conscientização sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil entre pais e responsáveis. Fortalecimento do vínculo comunitário através da participação em atividades lúdicas. Criação de uma cultura lúdica que valorize o brincar como ferramenta educacional.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Kishimoto, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2002. Vygotsky, Lev S. A Formação Social da Mente: O Desenvolvimento dos Processos Psicológicos Superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos de educação infantil. Publicação de artigos em revistas acadêmicas e compartilhamento dos resultados em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)