Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
087

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Arthur Rodrigues Neto
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduado em História pelo Centro Universitário Facvest. Mestre em práticas transculturais pela mesma instituição. Mestrando em Ensino de História na Universidade Estadual de Santa Catarina. Professor da rede pública de educação básica de Santa Catarina. Professor no colégio Sigma de Lages. Pesquisador das relações entre história e literatura; e de temas que envolvem a História da infância.
NOME DO PROPONENTE
Amanda Gabriele Alves de Souza
Matrícula
1179622
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.artur.rodrigues@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
amandagabrielee22@gmail.com
Telefone do Proponente
4999914887
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Sustentabilidade em Ação: Educação Ambiental para Crianças e Comunidades de Lages - SC
Início do Projeto
08/03/2022
Fim do Projeto
13/07/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária tem como objetivo promover a educação ambiental entre crianças e comunidades de Lages - SC, através de aulas práticas e teóricas sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente. A proposta busca sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação ambiental, ensinando práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia, tanto na escola quanto em casa. O projeto será desenvolvido em três etapas principais: a primeira envolve o planejamento e capacitação dos monitores, com a elaboração de um plano de aulas e atividades práticas, como hortas comunitárias e oficinas de reciclagem. Na segunda etapa, serão realizadas aulas semanais em escolas e associações, abordando temas como reciclagem, uso consciente da água, energia sustentável e preservação da biodiversidade. Atividades práticas, como o plantio de árvores e a criação de hortas escolares, serão realizadas para fortalecer o aprendizado. A terceira etapa envolve a avaliação do impacto das atividades e um evento de encerramento para apresentar os resultados à comunidade. Espera-se que o projeto contribua para o aumento da conscientização ambiental entre as crianças e suas famílias, a implementação de práticas sustentáveis nas escolas e nas casas dos alunos, e o fortalecimento da educação ambiental como parte integrante do currículo escolar.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A crescente degradação ambiental e a necessidade urgente de práticas sustentáveis tornaram a educação ambiental um tema central no currículo escolar. Em Lages, há uma carência de iniciativas que integrem as comunidades escolares e locais na conscientização sobre a preservação do meio ambiente. Este projeto visa preencher essa lacuna, oferecendo aulas e atividades que promovam a sustentabilidade e incentivem práticas ecológicas tanto no ambiente escolar quanto nas residências e comunidades dos alunos.
OBJETIVO GERAL
Promover a educação ambiental entre crianças e comunidades de Lages - SC, através de aulas práticas e teóricas sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Sensibilizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente. Ensinar práticas sustentáveis que podem ser aplicadas no dia a dia. Incentivar a participação ativa das crianças e suas famílias em projetos de sustentabilidade. Desenvolver habilidades práticas através de atividades como plantio de árvores e reciclagem.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será executado em três etapas principais: Etapa 1: Planejamento e Capacitação Seleção de monitores e voluntários. Capacitação dos monitores sobre os conteúdos e metodologias da educação ambiental. Desenvolvimento de um plano de aulas e atividades práticas, como hortas comunitárias e oficinas de reciclagem. Etapa 2: Implementação das Aulas e Atividades Realização de aulas semanais em escolas e associações, abordando temas como reciclagem, uso consciente da água, energia sustentável e preservação da biodiversidade. Atividades práticas, incluindo plantio de árvores, criação de hortas escolares e oficinas de reciclagem. Promoção de campanhas de conscientização ambiental envolvendo pais e comunidades. Etapa 3: Avaliação e Conclusão Acompanhamento contínuo das atividades e avaliação do impacto nas práticas sustentáveis dos participantes. Realização de um evento de encerramento com exposições dos trabalhos realizados pelos alunos e apresentação dos resultados do projeto para a comunidade.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Artur Rodrigues Neto Monitores: Estudantes dos cursos de Pedagogia, Biologia e áreas afins. Voluntários: Membros da comunidade e associações de moradores.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Aumento da conscientização ambiental entre as crianças e suas famílias. Implementação de práticas sustentáveis nas escolas e nas casas dos alunos. Criação de espaços verdes e de reciclagem nas comunidades envolvidas. Fortalecimento da educação ambiental como parte integral do currículo escolar.Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos de educação ambiental. Publicação de artigos em revistas acadêmicas e divulgação dos resultados em eventos comunitários.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Loureiro, Carlos Frederico Bernardo. Educação Ambiental e Sustentabilidade. São Paulo: Cortez, 2009. Reigota, Marcos. O Que é Educação Ambiental? 2ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos de educação ambiental. Publicação de artigos em revistas acadêmicas e divulgação dos resultados em eventos comunitários.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)