Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
086

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Mercedes Maria Gevaerd
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduação em Educação Artística Habilitação Em Artes Plásticas pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (1995), Especialização em Arte Educação pela Universidade de Passo Fundo - UPF -(1999) ,Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC
NOME DO PROPONENTE
Aline Martins Capistrano
Matrícula
941202
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Pedagogia
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.mercedes.gevaerd@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
alinemartinscapistrano@outlook.com
Telefone do Proponente
49996602693
Curso de Graduação do Proponente
06 PEDAGOGIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Contação de Histórias: Desenvolvimento da Oralidade e Criatividade em Crianças de Lages - SC
Início do Projeto
07/03/2022
Fim do Projeto
14/07/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Inclusão em Foco: Estratégias para a Educação Inclusiva em Escolas de Ensino Básico de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária visa estimular o desenvolvimento da oralidade e criatividade em crianças das escolas de ensino básico e associações de moradores de Lages - SC, por meio da contação de histórias. A contação de histórias é uma prática pedagógica rica que contribui para o desenvolvimento linguístico, cognitivo e emocional das crianças, além de promover a imaginação e a criatividade. O projeto será dividido em três etapas principais: a primeira etapa consistirá na capacitação dos monitores e voluntários para a técnica de contação de histórias, além da seleção e preparação do acervo de histórias que serão utilizadas. A segunda etapa envolverá a realização de sessões semanais de contação de histórias em escolas e associações, adaptadas às diferentes faixas etárias. As atividades incluirão a narração de histórias tradicionais, contemporâneas e criadas pelas próprias crianças, seguida de discussões e atividades lúdicas que incentivem a expressão oral e a criação de novas histórias. Durante a terceira etapa, será realizado o acompanhamento contínuo do impacto das sessões na oralidade e criatividade das crianças, com ajustes nas abordagens conforme necessário. Além disso, serão promovidos eventos de encerramento, onde as crianças terão a oportunidade de apresentar suas próprias histórias para a comunidade, fortalecendo a confiança em suas habilidades de comunicação. Espera-se que o projeto contribua para o aprimoramento das habilidades de comunicação oral das crianças, além de estimular a criatividade e a confiança em si mesmas. Os resultados do projeto serão documentados em relatórios e compartilhados em eventos acadêmicos e educacionais, com o intuito de disseminar boas práticas de incentivo à leitura e à oralidade em outras comunidades.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A contação de histórias é uma prática educacional essencial para o desenvolvimento da oralidade, criatividade e capacidade cognitiva das crianças. Em Lages, muitas crianças têm acesso limitado a atividades culturais que estimulam essas habilidades, especialmente fora do ambiente escolar. Este projeto visa preencher essa lacuna, oferecendo sessões regulares de contação de histórias que não só envolvem as crianças em narrativas cativantes, mas também incentivam a criação e expressão de suas próprias histórias, contribuindo para o desenvolvimento integral desses jovens.
OBJETIVO GERAL
Estimular o desenvolvimento da oralidade e criatividade em crianças de Lages - SC, através de sessões interativas de contação de histórias em escolas de ensino básico e associações de moradores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Incentivar o hábito da leitura e escuta atenta entre as crianças. Promover a expressão oral e a criatividade por meio da criação de histórias. Desenvolver a capacidade de interpretação e compreensão textual. Fortalecer os vínculos comunitários e escolares através da participação em atividades culturais.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será implementado em três etapas principais: Etapa 1: Preparação e Capacitação Seleção de monitores e voluntários entre os estudantes do curso de Pedagogia e áreas afins. Capacitação dos monitores em técnicas de contação de histórias e mediação de leitura. Seleção de livros e histórias apropriadas para as diferentes faixas etárias. Etapa 2: Implementação das Sessões de Contação de Histórias Realização de sessões semanais em escolas e associações, com duração de 1 hora cada. As atividades incluirão a leitura de histórias, dramatizações, discussões em grupo e atividades lúdicas para incentivar a criação de novas histórias pelas crianças. Encorajamento das crianças a recontar as histórias, promovendo a prática da oralidade. Etapa 3: Acompanhamento e Avaliação Monitoramento contínuo da participação e progresso das crianças. Avaliação do impacto das atividades na oralidade e criatividade dos participantes. Realização de eventos finais onde as crianças poderão apresentar suas próprias histórias para a comunidade.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Mercedes Monitores: Estudantes do curso de Pedagogia e outros cursos relacionados. Voluntários: Membros da comunidade e associações de moradores.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria significativa na habilidade de expressão oral das crianças. Aumento do interesse pela leitura e pelo desenvolvimento de narrativas próprias. Fortalecimento da comunidade escolar através de atividades culturais inclusivas. Contribuição para a formação de cidadãos críticos e criativos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Cunha, Nelly Novaes. O Conto de Fadas: Símbolos, Mitos e Arquétipos. São Paulo: Ática, 2000. Coelho, Nelly. Literatura Infantil: Teoria e Prática. 10ª ed. São Paulo: Moderna, 2001.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos de educação. Publicação de artigos em revistas acadêmicas e locais.
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Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)