Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
085

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Alexandre Antunes Ribeiro Filho
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Bacharel em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade Federal do Pará (1993) e em Bacharel em Gestão Ambiental pela Universidade de São Paulo (2010). Mestrado em Botânica pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2002). Doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (2015). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunodiagnóstico, em Fitossociologia atuando no tema de mata ciliares no Parque Nacional da Chapada Diamantina e dinâmica da vegetação de Mata Atlântica sob o uso e ocupação de populações quilombolas no Vale do Ribeira (SP), em Pedologia e Ecologia Humana. Atua como Professor Assistente nas áreas da saúde e ambiental no Centro Universitário Unifacvest (Lages, SC).
NOME DO PROPONENTE
Alex Vieira; SAMUEL PRESSER KRUG TAMIRES CRISTINA MARINS TATIANE MARIA DA SILVA GEISIANE OLIVEIRA NUNES
Matrícula
4269
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduando em HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.alexandre.ribeiro@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
alex_vieira70@yahoo.com.br
Telefone do Proponente
4998881365
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Inclusão em Foco: Estratégias para a Educação Inclusiva em Escolas de Ensino Básico de Lages - SC
Início do Projeto
07/03/2024
Fim do Projeto
03/07/2024
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Inclusão em Foco: Estratégias para a Educação Inclusiva em Escolas de Ensino Básico de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
Este projeto de extensão universitária tem como objetivo promover a inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas de ensino básico de Lages - SC, por meio da implementação de práticas pedagógicas inclusivas e da capacitação de professores e gestores escolares. O projeto será desenvolvido em três etapas: diagnóstico das necessidades dos alunos, desenvolvimento de materiais pedagógicos adaptados e capacitação dos educadores, e, finalmente, implementação das estratégias inclusivas em sala de aula, com acompanhamento contínuo dos resultados. A partir do diagnóstico inicial, será possível entender os principais desafios enfrentados pelos alunos com deficiência e planejar intervenções específicas para cada contexto. As oficinas de capacitação para professores e a criação de recursos adaptados serão essenciais para preparar a comunidade escolar para a inclusão efetiva. Durante a fase de implementação, o progresso dos alunos será monitorado, permitindo ajustes nas estratégias e garantindo que cada aluno receba o apoio necessário. Espera-se que o projeto contribua para a melhoria do desempenho escolar dos alunos com necessidades especiais, além de fortalecer a cultura de inclusão nas escolas e na comunidade de Lages. A comunicação dos resultados será feita através de relatórios, apresentações em eventos educacionais e publicações acadêmicas, visando disseminar as práticas e os conhecimentos adquiridos ao longo do projeto.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A educação inclusiva é um direito fundamental que busca garantir o acesso à educação de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais. Em muitas escolas de Lages, ainda há desafios significativos na inclusão de alunos com deficiência ou outras necessidades especiais. Este projeto visa desenvolver e implementar estratégias pedagógicas e de apoio que facilitem a inclusão desses alunos, promovendo um ambiente educacional mais equitativo e acolhedor.
OBJETIVO GERAL
Promover a inclusão de alunos com necessidades especiais em escolas de ensino básico de Lages - SC, através da implementação de práticas pedagógicas inclusivas e da capacitação de professores e gestores escolares.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Identificar as necessidades específicas dos alunos com deficiência nas escolas participantes. Desenvolver materiais pedagógicos e recursos adaptados para esses alunos. Capacitar professores e equipe escolar em práticas inclusivas e estratégias de ensino diferenciado. Promover a conscientização da comunidade escolar sobre a importância da inclusão. Acompanhar e avaliar o progresso dos alunos incluídos no projeto.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será executado em três etapas principais: Etapa 1: Diagnóstico Levantamento das necessidades especiais dos alunos em cada escola participante. Entrevistas com professores, alunos e pais para entender os desafios atuais. Etapa 2: Desenvolvimento e Capacitação Criação de materiais pedagógicos adaptados (e.g., braille, recursos visuais, etc.). Oficinas de capacitação para professores sobre práticas inclusivas. Desenvolvimento de planos de ensino individualizados para os alunos com deficiência. Etapa 3: Implementação e Acompanhamento Aplicação das estratégias desenvolvidas em sala de aula. Monitoramento contínuo do progresso dos alunos e ajustes conforme necessário. Sessões de feedback com professores, alunos e pais.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Alexandre Antunes Ribeiro Filho Monitores: Estudantes do curso de Pedagogia e outros cursos relacionados. Voluntários: Membros da comunidade e associações de moradores.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Melhoria no desempenho escolar e na participação de alunos com necessidades especiais. Aumento da capacitação dos professores para lidar com a diversidade em sala de aula. Fortalecimento da cultura de inclusão nas escolas e na comunidade. Redução das barreiras físicas e pedagógicas que impedem a plena participação dos alunos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Mantoan, Maria Teresa Eglér. Inclusão Escolar: O que é? Por quê? Como fazer?. 5ª ed. São Paulo: Moderna, 2015. Sassaki, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma Sociedade para Todos. Rio de Janeiro: WVA Editora, 2006.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto. Apresentações em seminários e congressos de educação inclusiva. Publicação de artigos em revistas acadêmicas e locais.
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)