Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Código do Projeto Aprovado
084
Parte 1 - Dados Cadastrais
NOME DO ORIENTADOR
Fabiana Soares
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Possui graduação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1994). Especialização pela PUC em Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa (1995). Possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Unopar (2023) e Especialização em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial pela Unopar (2023). Têm Licenciatura em Letras habilitação: português-inglês pela Unicessumar (2021), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005) e doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2020). Atualmente é professora dos cursos de graduação, EAD e do mestrado em Práticas transculturais do Centro Universitário - Unifacvest (SC). Trabalha também na Escola Estadual de Ensino Básico José Fernandes de Oliveira, em Vacaria (RS). Tem experiências nas áreas de Jornalismo, Assessoria de Imprensa e docência.
NOME DO PROPONENTE
ADILSON LOCKS; LEILA DOS SANTOS MOREIRA MARIA JOSÉ DE OLIVEIRA VIEIRA MATHEUS DE CARVALHO RANGEL RAQUEL ELISA LEITE DA SILVA
Matrícula
1198290
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduando EM HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.fabiana.soares@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
adilson.locks.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
49999569896
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA
Parte 2 - Descrição do Projeto
TÍTULO DO PROJETO
Oficinas de Leitura: Incentivo à Leitura e Desenvolvimento Literário para Crianças e Adolescentes de Lages - SC
Início do Projeto
08/03/2023
Fim do Projeto
08/07/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas de Ensino Básico e Associações de Moradores de Lages - SC
RESUMO DO PROJETO
A leitura é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de crianças e adolescentes. No entanto, muitos alunos em Lages enfrentam dificuldades de acesso a livros e materiais de leitura, além de um incentivo inadequado à prática da leitura fora do ambiente escolar. Este projeto visa suprir essas lacunas, oferecendo oficinas de leitura que estimulem o interesse pelos livros, promovam a alfabetização e desenvolvam habilidades literárias, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e informados.
JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)
A leitura é uma habilidade fundamental para o desenvolvimento acadêmico e pessoal de crianças e adolescentes. No entanto, muitos alunos em Lages enfrentam dificuldades de acesso a livros e materiais de leitura, além de um incentivo inadequado à prática da leitura fora do ambiente escolar. Este projeto visa suprir essas lacunas, oferecendo oficinas de leitura que estimulem o interesse pelos livros, promovam a alfabetização e desenvolvam habilidades literárias, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e informados.
OBJETIVO GERAL
Promover a leitura entre crianças e adolescentes das escolas de ensino básico e associações de moradores de Lages - SC, através de oficinas literárias interativas e lúdicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)
Estimular o hábito da leitura entre os participantes.
Melhorar a compreensão textual e a fluência na leitura.
Desenvolver a criatividade e a capacidade de interpretação dos estudantes.
Promover a inclusão social através de atividades culturais.
Envolver a comunidade escolar e os pais no processo de incentivo à leitura.
METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)
O projeto será realizado em duas etapas principais:
Etapa 1: Preparação e Capacitação
Seleção de monitores e voluntários.
Treinamento dos monitores para a condução das oficinas.
Seleção de livros e materiais de leitura adequados às faixas etárias dos participantes.
Etapa 2: Implementação das Oficinas
Realização de oficinas semanais em escolas e associações, com duração de 1 a 2 horas.
Atividades incluem leitura compartilhada, contação de histórias, rodas de leitura e atividades de escrita criativa.
Monitoramento e avaliação do progresso dos participantes.
Sessões de feedback com professores e pais.
EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
Coordenador do Projeto: Renato Rodrigues
Monitores: Estudantes do curso de Pedagogia e outros cursos relacionados.
Voluntários: Membros da comunidade e associações de moradores.
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)
Aumento no interesse pela leitura entre os participantes.
Melhora na capacidade de leitura e interpretação de textos.
Fortalecimento dos laços entre escola, alunos e comunidade.
Contribuição para a formação de uma comunidade leitora e crítica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Freire, Paulo. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Cortez, 2011.
Caldwell, Joanne Schudt; Leslie, Lauren. Intervenção e Avaliação em Leitura: um modelo de instrução guiada. Porto Alegre: Penso, 2013.
FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)
Relatório final do projeto.
Apresentações em seminários e congressos de educação.
Publicação de artigos em revistas acadêmicas e locais.
Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
|
INÍCIO |
TÉRMINO |
||
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)