Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
062

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Cristian Roberto Antunes de Oliveira
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2019) - Linha de Pesquisa: História e Filosofia da Educação. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2018) - Linha de Pesquisa: Processos Socioculturais em Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior (2016), Especialista em Supervisão e Orientação Pedagógica (2019), Tutoria em Educação a Distância (2021) e Geografia do Brasil (2022). Graduado nas licenciaturas em História (2015); Geografia (2016) e Pedagogia (2020). Atuou como Professor Formador na Secretaria Municipal da Educação de Lages no tema transversal - Educação Fiscal em (2016). Foi Professor de Geografia e História no Sistema Municipal de Educação de Lages/SC de março de (2013) a dezembro de (2021). Iniciou em (2017) atividade docente no Sistema FIESC - Serviço Social da Indústria - lotado na área de conhecimento das Ciências Humanas. Ocupou as funções de Professor da Educação de Jovens e Adultos e Supervisor da Educação no Ensino Médio SESI/SENAI. Atualmente é Servidor Público Efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Coordenador de Programas e Projetos na Secretaria Municipal da Educação de Lages/SC, atuando no Núcleo de Excelência em Educação Permanente. Também é Professor de Geografia no Ensino Médio do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires no Polo Lages/SC e Professor Universitário no Departamento de Geografia do Centro Universitário Unifacvest. Recentemente tornou-se autor de planos de aula de Geografia dos anos iniciais da Revista Nova Escola com foco na Base Nacional Comum Curricular. Possui como experiência em sua prática docente a atuação nas seguintes etapas: ensino fundamental, médio e na modalidade da educação de jovens e adultos. Tem como campo de pesquisa as áreas da Cartografia Ambiental, Transformação da Paisagem, Formação Permanente de Professores no Ensino da Geografia e Educação Fiscal para a Cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul/RS. Possui como referência em sua trajetória profissional a atuação na Formação de Professores de Geografia e Projetos da Educação Fiscal. Em 2016 foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal que é considerado o Oscar da temática na América Latina.
NOME DO PROPONENTE
Erica França Moreira; PRISCILA DE CASSIA ALVES DE SOUZA SIMOCA RAIANA DA CUNHA RUTZ ROSEMAR DE MELLO RIBEIRO SANDRA SILVEIRA GELSDORF
Matrícula
1202590
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Licenciatura em História
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.cristian.oliveira@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
efranca153@gmail.com
Telefone do Proponente
4991952368
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Início do Projeto
03/07/2023
Fim do Projeto
30/11/2023
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Escolas do Ensino Fundamental da cidade de Lages – SC. Na casa das próprias crianças.
RESUMO DO PROJETO

Quando desde de criança, ouvimos histórias e vemos nossos pais lendo vai nos inspirar a procurar outro tipos de história, até encontrarmos um gênero que gostamos. Com isso será necessária ajuda de pais e professores em conjuntos para incentivamos a criança. Atiçar sua imaginação e curiosidade é de extrema importância. 

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

Quanto antes o contato com os livros, melhor. Mesmo que no início sejam apenas livros infantis,
quando adultos serão pessoas interessadas em saber mais sobre o mundo, notícias e sobre a
política estabelecendo assim maiores pensamentos de questionamentos. A leitura os ajuda
também a terem melhores habilidades de interpretações, seu vocabulário ficará mais amplo
facilitando escritas de textos, suas opiniões serão mais fortes e sua imaginação será enorme.
Concluindo é externamente necessário formar jovens leitores desde o ensino fundamental, pois
é nesse período onde eles começam a entender seus gostos e suas opiniões se formam

OBJETIVO GERAL

Expor uma melhor forma de conseguirmos atiçar as crianças a se interessarem pelos livros.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

Ajudar os alunos a descobrirem quais gêneros de livros eles gostam mais, de acordo com sua
personalidade;
Elaborar projetos para que os pais dos alunos os incentivem a ler, não somente na escola, como
também em suas casas;
Reservar nas escolas um horário para leitura, tanto individual quanto compartilhada.

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

Começar a ler para uma criança é o começo para incentiva-la, contar histórias a ela vai atiçar sua
curiosidade, fazendo ela se perguntar de onde elas vem. Quando souber que é dos livros e que
existe milhares deles, vai querer ler também, por isso é necessária a participação dos pais junto
aos professores. Saber quais livros vão despertar a curiosidade da criança é de extrema
importância. De acordo com seus gostos individuais, obtidos numa entrevista de anamnese. 

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

Quanto antes o contato com os livros, melhor. Mesmo que no início sejam apenas livros infantis,
quando adultos serão pessoas interessadas em saber mais sobre o mundo, notícias e sobre a
política estabelecendo assim maiores pensamentos de questionamentos. A leitura os ajuda
também a terem melhores habilidades de interpretações, seu vocabulário ficará mais amplo
facilitando escritas de textos, suas opiniões serão mais fortes e sua imaginação será enorme.
Concluindo é externamente necessário formar jovens leitores desde o ensino fundamental, pois
é nesse período onde eles começam a entender seus gostos e suas opiniões se formam

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Sílvia Cristina Fernandes Paiva, Ana Arlinda Oliveira. A LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO LEITOR. Cadernos da Pedagogia. São Carlos, Ano 4 v. 4 n. 7, p. 22-36, jan -jun. 2010. <https://obeduc.webnode.com/_files/200000034-4f755506fd/a%20literatura%20infantil%20no%20processo%20de%20formacao%20do%20leitor.pdf>

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Impresso e Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Projeto

Pesquisar, executar e apresentar

07/2021

11/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)