Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
044

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Cristian Roberto Antunes de Oliveira
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2019) - Linha de Pesquisa: História e Filosofia da Educação. Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (2018) - Linha de Pesquisa: Processos Socioculturais em Educação. Especialista em Docência no Ensino Superior (2016), Especialista em Supervisão e Orientação Pedagógica (2019), Tutoria em Educação a Distância (2021) e Geografia do Brasil (2022). Graduado nas licenciaturas em História (2015); Geografia (2016) e Pedagogia (2020). Atuou como Professor Formador na Secretaria Municipal da Educação de Lages no tema transversal - Educação Fiscal em (2016). Foi Professor de Geografia e História no Sistema Municipal de Educação de Lages/SC de março de (2013) a dezembro de (2021). Iniciou em (2017) atividade docente no Sistema FIESC - Serviço Social da Indústria - lotado na área de conhecimento das Ciências Humanas. Ocupou as funções de Professor da Educação de Jovens e Adultos e Supervisor da Educação no Ensino Médio SESI/SENAI. Atualmente é Servidor Público Efetivo na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Coordenador de Programas e Projetos na Secretaria Municipal da Educação de Lages/SC, atuando no Núcleo de Excelência em Educação Permanente. Também é Professor de Geografia no Ensino Médio do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires no Polo Lages/SC e Professor Universitário no Departamento de Geografia do Centro Universitário Unifacvest. Recentemente tornou-se autor de planos de aula de Geografia dos anos iniciais da Revista Nova Escola com foco na Base Nacional Comum Curricular. Possui como experiência em sua prática docente a atuação nas seguintes etapas: ensino fundamental, médio e na modalidade da educação de jovens e adultos. Tem como campo de pesquisa as áreas da Cartografia Ambiental, Transformação da Paisagem, Formação Permanente de Professores no Ensino da Geografia e Educação Fiscal para a Cidadania. Membro do Grupo de Pesquisa História da Educação, Imigração e Memória da Universidade de Caxias do Sul/RS. Possui como referência em sua trajetória profissional a atuação na Formação de Professores de Geografia e Projetos da Educação Fiscal. Em 2016 foi premiado com o segundo lugar no Prêmio Nacional de Educação Fiscal que é considerado o Oscar da temática na América Latina.
NOME DO PROPONENTE
MAÉLE RODRIGUES CAVALHEIRO; MILTON JOSÉ DE OLIVEIRA SANDRA REGINA ADRIAO MOURA ZANETTA TIAGO KOLESKA ANDERSON DE JESUS
Matrícula
1100120
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.cristian.oliveira@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
maelercj@outlook.com
Telefone do Proponente
4999101730
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
Industria 4.0 - Negócios Inteligentes
Início do Projeto
03/07/2022
Fim do Projeto
30/11/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Humanas
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
REALIZAÇÃO DO PROJETO: WHATSAPP
RESUMO DO PROJETO

Através desse projeto pretendo mostrar, como algumas empresas trabalham atualmente na indústria 4.0. além de levar conhecimento, pode –se estar mostrando as inovações das industrias. Com a indústria 4.0 podemos perceber a capacidade dos sistemas ciberfísicos e humanos se comunicarem uns com os outros por meio da Internet das Coisas associada à computação em nuvem. Podendo listar também os benefícios de uma industria 4.0, apesar de ainda estarmos longe de ter todo um sistema conectado, o primeiro passo já foi dado. Com essa base tecnológica, as grandes indústrias já conectam diferentes setores internos padrão que pode se estender para as demais organizações.

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

Aravés desse projeto pretendo mostrar, como algumas empresas trabalham atualmente na indústria 4.0. além de levar conhecimento, pode –se estar mostrando as inovações das industrias. Com a indústria 4.0 podemos perceber a capacidade dos sistemas ciberfísicos e humanos se comunicarem uns com os outros por meio da Internet das Coisas associada à computação em nuvem. Podendo listar também os benefícios de uma industria 4.0, apesar de ainda estarmos longe de ter todo um sistema conectado, o primeiro passo já foi dado. Com essa base tecnológica, as grandes indústrias já conectam diferentes setores internos padrão que pode se estender para as demais organizações.

OBJETIVO GERAL

A indústria 4.0, seu objetivo é revolucionar os negócios por meio da tecnologia de ponta. Para isso, é necessário criar fábricas inteligentes, conectadas e capazes de se autocontrolarem com a contribuição de alguns recursos específicos. Com isso podemos associar com tomadas de decisões, um exemplo disso é  o desenvolvimento de sistemas de monitoramento associados com equipamentos usados na área industrial. Pois desse modo é possível agir de maneira remota por meio da Internet das Coisas e impactar toda a cadeia de produção. Essa revolução industrial tem oportunidade de elevar a produtividade e alcançar melhores resultados. Com isso, podemos afirmar,  então, que a Indústria 4.0 está relacionada com a capacidade que um sistema tem de se comunicar de forma transparente com outro  a chamada interoperabilidade. Outras particularidades, como a integração e a assistência para a tomada de decisões, são requisitos para identificar se uma empresa trabalha com inovação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

A indústria 4.0, seu objetivo é revolucionar os negócios por meio da tecnologia de ponta. Para isso, é necessário criar fábricas inteligentes, conectadas e capazes de se autocontrolarem com a contribuição de alguns recursos específicos. Com isso podemos associar com tomadas de decisões, um exemplo disso é  o desenvolvimento de sistemas de monitoramento associados com equipamentos usados na área industrial. Pois desse modo é possível agir de maneira remota por meio da Internet das Coisas e impactar toda a cadeia de produção. Essa revolução industrial tem oportunidade de elevar a produtividade e alcançar melhores resultados. Com isso, podemos afirmar,  então, que a Indústria 4.0 está relacionada com a capacidade que um sistema tem de se comunicar de forma transparente com outro  a chamada interoperabilidade. Outras particularidades, como a integração e a assistência para a tomada de decisões, são requisitos para identificar se uma empresa trabalha com inovação.

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

A metodologia da indústria 4.0 tem como objetivo O aumento da produtividade por meio da automação e da otimização dos processos. Com essa tecnologia pode – se reduzir os custos e as perdas, elevar a lucratividade, aumentar a velocidade da produção, prevenir erros e atrasos. Acredito que consegui passar o que a indústria 4.0, e  como ela é importante no dia a dia das industrias, e até mesmo no nosso. Pois obtive resultados positivos, no qual interagi com várias pessoa a respeito desse assunto.

 

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

Aravés desse projeto pretendo mostrar, como algumas empresas trabalham atualmente na indústria 4.0. além de levar conhecimento, pode –se estar mostrando as inovações das industrias. Com a indústria 4.0 podemos perceber a capacidade dos sistemas ciberfísicos e humanos se comunicarem uns com os outros por meio da Internet das Coisas associada à computação em nuvem. Podendo listar também os benefícios de uma industria 4.0, apesar de ainda estarmos longe de ter todo um sistema conectado, o primeiro passo já foi dado. Com essa base tecnológica, as grandes indústrias já conectam diferentes setores internos padrão que pode se estender para as demais organizações.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Impresso e Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Projeto

Pesquisar, Executar e Apresentar

07/2021

11/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)