Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
042

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Ricardo Leone Martins
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Doutorando em Direito pela Universidade Veiga de Almeida - realizado no Campus Central da Unifacvest em Lages, SC (2019); Mestre em Educação pela FURB - Blumenau, SC (2006); pós-graduado em Gestão da Escola Pública pela UFSC - Florianópolis/Lages, SC (1996); Licenciado em Filosofia pela Universidade São Francisco - São Paulo, SP (1991). Tem formação complementar em Planejamento e Formulação de Políticas Educacionais para a América Latina e Caribe, obtendo a condição de consultor na área, pelo Instituto Internacional de Planejamento em Educação - IIPE - UNESCO, Buenos Aires, AR (2005).Coordenador de EAD no Centro Universitário Unifacvest (desde VII/2017). Coordenador da Unifacvest Press - AgêncIa Experimental de Comunicação (desde X/2018). Professor no Centro Universitário UNIFACVEST (Lages, SC, desde V/2001) nas disciplinas de filosofia e Antropologia. Coordenador do Núcleo de Estruturação Docente do curso de enfermagem da Unifacvest (desde II/2018). Foi Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos (CEP) entre abril de 2012 a novembro de 2017, coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa Animal (CEPA) entre abril de 2012 a novembro de 2017. Foi membro do Conselho Editorial da Revista PesquisAção: construindo conhecimentos em EAD, Curitiba - PR (ISSN 1981-6936) entre 2008 a 2012. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração e avaliação de Sistemas Educacionais, tendo atuado como Diretor de Ensino e Secretário de Educação do Município de Lages (1993-2000), Presidente do Conselho Municipal de Educação de Lages (1999-2000), Diretor de Ensino e Supervisor de Educação Básica e Profissional, na Gerência Regional de Educação, com sede em Lages, de 2003 a maio de 2007. Editor da Papervest Editora de 2001 a 2002 (Revista Synthesis - ISSN 1676-9805). Foi coordenador do Centro de Produção de Cadernos Pedagógicos para Educação semipresencial e a distância do Centro Universitário Facvest, Lages (2008 a 20012). De junho de 2007 a abril de 2010 prestou consultoria para a Escola de Formação em Saúde de Santa Catarina no projeto de formação dos Agentes Comunitários de Saúde. De maio de 2009 a fevereiro de 2011 foi assessor técnico do Conselho de Desenvolvimento Regional na abrangência da SDR Lages. No ano de 2011 prestou consultoria para a Prefeitura de Blumenau na área de Planejamento Curricular para a educação municipal. Em 25 de outubro de 2011 foi nomeado para coordenar o grupo de gestão pública que elaborou o Plano de Desenvolvimento Regional para a serra catarinense. De fevereiro de 2012 a maio de 2014 foi coordenador de ensino a distância da Unifacvest sendo co-responsável pela implantação do programa credenciado com conceito 5 pelo MEC e estruturação das disciplinas semipresenciais
NOME DO PROPONENTE
Mirian Dos Anjos Machado
Matrícula
1115306
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em Ciências Contábeis
E-MAIL do ORIENTADOR
proreitoracademico@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
mirian.machado.aluno@unifacvest.edu.br
Telefone do Proponente
499980251
Curso de Graduação do Proponente
CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
PEQUENOS NEGÓCIOS E OS DESAFIOS DA PANDEMIA
Início do Projeto
03/07/2021
Fim do Projeto
30/11/2021
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Ciências Sociais Aplicadas
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
O trabalho será proposto pela Universidade Unifacvest, desenvolvido em plataformas de edição de vídeo e redes socias, utilizando grupo de WhatsApp, pa
RESUMO DO PROJETO

Por quê e como apoiar os pequenos negócios?
O sentimento que tem se espalhado é de muita tensão, pois é um momento conturbado, a pandemia além de afetar a saúde de nossa sociedade afetou também aspectos econômicos socias, e muitos ramos de negócios em alguns casos acabaram sofrendo bastante, gerando corte de funcionários, perca de estoques, diminuição de faturamento, diminuição de jornada entre outros fatores.  E quando falamos em pequenos negócios não é diferente, lembra-se logo daquele empreendedor que está começando, alguém da família que usa do empreendedorismo para uma renda extra, o colega da faculdade, o colega de trabalho, ou aqueles que já estão no ramo há muito tempo e tem sofrido com a crise da pandemia. Muitos acabaram se redescobrindo e tendo que inovar na crise, utilizando de diversas maneiras, seja trabalho individual ou home office, e muitos dos pequenos empreendedores tem se saído muito bem neste tempo, conseguindo fazer com que seus negócios cresçam e o consumidor dando seu apoio faz total diferença neste crescimento. A idéia principal é apresentar de forma clara, objetiva e simples, como lidar com os desafios vivenciados e em contra partida como a sociedade como ´´ consumidora´´ pode ajudar os pequenos negócios conhecidos também como comércio local. 

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

Por quê e como apoiar os pequenos negócios?
O sentimento que tem se espalhado é de muita tensão, pois é um momento conturbado, a pandemia além de afetar a saúde de nossa sociedade afetou também aspectos econômicos socias, e muitos ramos de negócios em alguns casos acabaram sofrendo bastante, gerando corte de funcionários, perca de estoques, diminuição de faturamento, diminuição de jornada entre outros fatores.  E quando falamos em pequenos negócios não é diferente, lembra-se logo daquele empreendedor que está começando, alguém da família que usa do empreendedorismo para uma renda extra, o colega da faculdade, o colega de trabalho, ou aqueles que já estão no ramo há muito tempo e tem sofrido com a crise da pandemia. Muitos acabaram se redescobrindo e tendo que inovar na crise, utilizando de diversas maneiras, seja trabalho individual ou home office, e muitos dos pequenos empreendedores tem se saído muito bem neste tempo, conseguindo fazer com que seus negócios cresçam e o consumidor dando seu apoio faz total diferença neste crescimento. A idéia principal é apresentar de forma clara, objetiva e simples, como lidar com os desafios vivenciados e em contra partida como a sociedade como ´´ consumidora´´ pode ajudar os pequenos negócios conhecidos também como comércio local. 

OBJETIVO GERAL

O cenário atual em que vivemos trouxe um momento repleto de incertezas e lições, afetando não somente a vida individual das pessoas mas a estrutura base da sociedade, e o presente projeto a ser desenvolvido tem o objetivo de demonstrar como os pequenos negócios tem reagido a este momento , e como cada um pode fazer a sua parte colaborando para a sociedade financeiramente falando, desde aquele empreendedor que está começando agora até ao grande empresário que já esteja estruturado no mercado. Como sabemos todos cooperam para nossa economia. Utilizando de fontes de pesquisa e informação que colaboram para o desenvolvimento do mesmo. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

O cenário atual em que vivemos trouxe um momento repleto de incertezas e lições, afetando não somente a vida individual das pessoas mas a estrutura base da sociedade, e o presente projeto a ser desenvolvido tem o objetivo de demonstrar como os pequenos negócios tem reagido a este momento , e como cada um pode fazer a sua parte colaborando para a sociedade financeiramente falando, desde aquele empreendedor que está começando agora até ao grande empresário que já esteja estruturado no mercado. Como sabemos todos cooperam para nossa economia. Utilizando de fontes de pesquisa e informação que colaboram para o desenvolvimento do mesmo. 

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

Seu desenvolvimento será através de um pré-projeto elencando como ele será realizado e então
depois de todas as informações necessárias obtidas, desenvolver um vídeo explicativo e interativo de fácil entendimento, com ajuda de app de edição e fontes de pesquisa, sendo disponibilizado
posteriormente no Youtube. Esperando que gere efeito de comunicação e aprendizado em cada indivíduo, sendo interativo com qualquer tipo de público.  

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

Por quê e como apoiar os pequenos negócios?
O sentimento que tem se espalhado é de muita tensão, pois é um momento conturbado, a pandemia além de afetar a saúde de nossa sociedade afetou também aspectos econômicos socias, e muitos ramos de negócios em alguns casos acabaram sofrendo bastante, gerando corte de funcionários, perca de estoques, diminuição de faturamento, diminuição de jornada entre outros fatores.  E quando falamos em pequenos negócios não é diferente, lembra-se logo daquele empreendedor que está começando, alguém da família que usa do empreendedorismo para uma renda extra, o colega da faculdade, o colega de trabalho, ou aqueles que já estão no ramo há muito tempo e tem sofrido com a crise da pandemia. Muitos acabaram se redescobrindo e tendo que inovar na crise, utilizando de diversas maneiras, seja trabalho individual ou home office, e muitos dos pequenos empreendedores tem se saído muito bem neste tempo, conseguindo fazer com que seus negócios cresçam e o consumidor dando seu apoio faz total diferença neste crescimento. A idéia principal é apresentar de forma clara, objetiva e simples, como lidar com os desafios vivenciados e em contra partida como a sociedade como ´´ consumidora´´ pode ajudar os pequenos negócios conhecidos também como comércio local. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/compredopequeno 

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Impresso e Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Projeto

Pesquisar, executar e apresentar

07/2021

11/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)