Envio do Projeto Revisado e Aprovado


 

Código do Projeto Aprovado
035

Parte 1 - Dados Cadastrais

NOME DO ORIENTADOR
Artur Rodrigues Neto
FORMAÇÃO DO ORIENTADOR (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduado em História pelo Centro Universitário Facvest. Mestre em práticas transculturais pela mesma instituição. Mestrando em Ensino de História na Universidade Estadual de Santa Catarina. Professor da rede pública de educação básica de Santa Catarina. Professor no colégio Sigma de Lages. Pesquisador das relações entre história e literatura; e de temas que envolvem a História da infância.

NOME DO PROPONENTE
MARIA EDUARDA DOS SANTOS BURIGO; LUIZ EDUARDO RODRIGUES MARCELO LOPES DA SILVA MARIO JOSE PIZONII MICHELLE APARECIDA SANTOS DE GOIS MOSER
Matrícula
1114814
FORMAÇÃO (graduando, graduação, especialização, mestrado, doutorado, pós-doutorado)
Graduanda em HISTÓRIA
E-MAIL do ORIENTADOR
prof.artur.rodrigues@unifacvest.edu.br
E-MAIL do PROPONENTE (Aluno)
maria.burigo.aluno@unifavest.edu.br
Telefone do Proponente
49991583799
Curso de Graduação do Proponente
HISTÓRIA

Parte 2 - Descrição do Projeto

TÍTULO DO PROJETO
PROJETO SOCIAL COM VISÃO EDUCATIVA - XENOFOBIA
Início do Projeto
01/07/2022
Fim do Projeto
30/11/2022
GRANDE ÁREA E ÁREA DE CONHECIMENTO
Educação
LOCAL DE REALIZAÇÃO: (se envolver outras instituições, exceto a Facvest, será necessário o termo de ciência e concordância da instituição envolvida a ser entregue posteriormente)
Vídeo informativo que estará disponível no YouTube compartilhado com amigos e colegas https://www.youtube.com/watch?v=E6zwcryKSPw&t=1s o link que cont
RESUMO DO PROJETO

O atual projeto visa analisar o uso do xenofobismo como meio de entretenimento, através de piadas e gestos vindo providenciados de uma interpretação a cerca de uma cultura de determinado país ou local.  A xenofobia esta instaurada em nossa sociedade desde os primórdios, é algo que está presente em nossa história, mas por estar presente nela não necessitamos exerce-la. Existem diversos motivos que podem levar a xenofobia, desde o medo de um local ser devastado por “diferentes” até uma informação passada pelas telas sobre uma região/cultura. No Brasil a xenofobia é crime, definido na lei nº 7.716/89, que estabeleceu os crimes de preconceito relacionados à cor ou à raça, o Brasil também possui a Lei de Migração (lei nº 13.445/17), que determina quais são os direitos e os deveres do imigrante. Mesmo com a efetivação da lei, ainda existem dados que comprovam a manifestação da xenofobia, e a sua utilização para o entretenimento faz com que estes dados aumentem ainda mais, a pesquisa se justifica por esse motivo. Busca-se compreender os fatores do uso deste preconceito como meio de entretenimento, e elucidar que por mais “inocente” que seja a piada ela afeta de alguma forma quem a recebe e mostrar que este preconceito está vinculado com a lei, e como alguém que passou ou passa pode recorrer.    

JUSTIFICATIVA (descrever o problema da pesquisa e sua importância científica e/ou tecnológica e/ou sócio-econômico-ambiental)

O atual projeto visa analisar o uso do xenofobismo como meio de entretenimento, através de piadas e gestos vindo providenciados de uma interpretação a cerca de uma cultura de determinado país ou local.  A xenofobia esta instaurada em nossa sociedade desde os primórdios, é algo que está presente em nossa história, mas por estar presente nela não necessitamos exerce-la. Existem diversos motivos que podem levar a xenofobia, desde o medo de um local ser devastado por “diferentes” até uma informação passada pelas telas sobre uma região/cultura. No Brasil a xenofobia é crime, definido na lei nº 7.716/89, que estabeleceu os crimes de preconceito relacionados à cor ou à raça, o Brasil também possui a Lei de Migração (lei nº 13.445/17), que determina quais são os direitos e os deveres do imigrante. Mesmo com a efetivação da lei, ainda existem dados que comprovam a manifestação da xenofobia, e a sua utilização para o entretenimento faz com que estes dados aumentem ainda mais, a pesquisa se justifica por esse motivo. Busca-se compreender os fatores do uso deste preconceito como meio de entretenimento, e elucidar que por mais “inocente” que seja a piada ela afeta de alguma forma quem a recebe e mostrar que este preconceito está vinculado com a lei, e como alguém que passou ou passa pode recorrer.    

OBJETIVO GERAL

Verificar através de meios de comunicação e entretenimento o uso implícito da xenofobia como forma de entretenimento, e as legislações e programas de proteção contra a mesma. Propiciar rodas de conversas locais a fim de elucidar o uso de forma “inocente” do xenofobismo como entretenimento e demonstrar que a falta de conhecimento sobre culturas diferentes traz a interpretações erradas sobre as mesmas. Conhecer o significado da palavra xenofobismo e observar as dificuldades que o emigrante enfrenta. Verificar a lei nº 7.716/89 e a Lei de Migração (lei nº 13.445/17), que determina quais são os direitos e os deveres do imigrante.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS (ou metas)

Verificar através de meios de comunicação e entretenimento o uso implícito da xenofobia como forma de entretenimento, e as legislações e programas de proteção contra a mesma. Propiciar rodas de conversas locais a fim de elucidar o uso de forma “inocente” do xenofobismo como entretenimento e demonstrar que a falta de conhecimento sobre culturas diferentes traz a interpretações erradas sobre as mesmas. Conhecer o significado da palavra xenofobismo e observar as dificuldades que o emigrante enfrenta. Verificar a lei nº 7.716/89 e a Lei de Migração (lei nº 13.445/17), que determina quais são os direitos e os deveres do imigrante.

METODOLOGIA (caracterização do estudo, população e amostra, instrumentos de medida, coleta de dados, tratamento e análise de dados)

Através de pesquisas exploratórias e de um vídeo, onde estará disponível no YouTube,

Explicando o que é xenofobismo e como ele é transpassado como forma de entretenimento através das mídias, e como ainda este preconceito é normalizado pela sociedade em plenoséculo21. Passar o conhecimento para que as pessoas identifiquem que tais atos passados pelas mídias, para alguns pode ser “divertido”, para outros é doloroso e muitas vezes mentirosos e ofensivos para determinadas culturas, e trazer a cunho público que xenofobismo é crime e quem passou ou passa pode recorrer a justiça.

EQUIPE (OPCIONAL) (brevíssimo histórico da equipe e de sua experiência na área do projeto)
RESULTADOS ESPERADOS (Hipóteses) - (ressaltar impactos científicos, tecnológicos, econômicos, sociais, ambientais na região e ações de disseminação)

Busca-se compreender os fatores do uso deste preconceito como meio de entretenimento, e elucidar que por mais “inocente” que seja a piada ela afeta de alguma forma quem a recebe e mostrar que este preconceito está vinculado com a lei, e como alguém que passou ou passa pode recorrer.    

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LENZI, Tié. O que é xenofobia? Toda política, 2019. Disponível em: https://www.todapolitica.com/xenofobia/. Acesso em: 12 mai. 2021.

FREITAS, Camilla. Juliette está sendo alvo de xenofobia no BBB? Especialistas explicam, Uol, São Paulo, 06 fev.2021. Disponível em:https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2021/02/06/juliette-esta-sendo-alvo-de-xenofobia-no-bbb-especialistas-explicam.htm. Acesso em: 15 mai. 2021.

EMILY EM PARIS: entenda por que os franceses odiaram a série.  Cinema10,2020Disponível em: https://cinema10.com.br/materias/emily-em-paris-entenda-por-que-os-franceses-odiaram. Acesso em: 12 mai.2021.

FORMAS DE COMUNICAÇÃO DOS RESULTADOS (relatório, livros, revistas, artigos, congressos)

Impresso e Webnário

Se não avançar ao clicar em PRÓXIMA PÁGINA é porque algum campo não foi preenchido, revise desde o início da página.
Parte 3 - CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Cronograma

 

META

AÇÕES

DURAÇÃO

INÍCIO

TÉRMINO

Projeto

Pesquisar, executar e apresentar

03/2021

11/2021

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Parte 4 - RESUMO ORÇAMENTÁRIO DO PROJETO (opcional)
Orçamento (opcional)

4.1  RECURSOS (RESUMO ORÇAMENTÁRIO)

ELEMENTOS DE DESPESAS

ELEMENTOS DE RECEITAS

FACVEST

PROPONENTE

PARCEIROS

CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DOCENTE/ORIENTAÇÃO

 

03 h/a semanais/coordenação

 

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CARGA HORÁRIA DA EQUIPE DISCENTE

 

20 horas/cada por semestre(quando for o caso)

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DIÁRIAS (alimentação, passagens, locomoção)

Consumo sistemático

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Transporte e alimentação

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MATERIAL DE CONSUMO

 

 

 

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa física)

Nenhum

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SERVIÇOS DE TERCEIROS (pessoa jurídica)

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Espaço para atividades

EQUIPAMENTOS E MATERIAL PERMANENTE (equipamentos, instrumentos, móveis)

 

 

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DEPRECIAÇÃO OU ALUGUEL (leasing, aluguel)

Nenhum

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TOTAL DO PROJETO

 

 (cálculo a ser feito pelo RH)