Envio do Projeto Revisado e Aprovado
Parte 1 - Dados Cadastrais
Parte 2 - Descrição do Projeto
A Nutrição é definida como a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais individuais, em estados de saúde e doença distintos. Desta forma, o profissional nutricionista possui o papel de não somente identificar e embasar um padrão alimentar que garanta uma vida plena e saudável para todos os brasileiros, mas que almeje a continuidade da diversidade bio-etnocultural e a garantia da identidade nacional. A autoimagem é a imagem que se faz ou se imagina sobre si mesmo. É o princípio da autoestima, visto que é
internalizado no conhecimento da individualidade de si mesmo e na expansão intrínseca das competências, na percepção dos sentimentos, atitudes e ideias relacionadas à dinâmica pessoal. A nutrição tem relação direta com os transtornos de autoimagem. Isso porque, cada vez mais, almeja-se uma alimentação considerada “saudável” por meio dos influenciadores digitais, que são numerosos nos dias de hoje e que bombardeiam as mídias sociais com
informações distorcidas, associadas com a imposição da imagem do “corpo perfeito”, estabelecendo a extrema magreza para as mulheres e corpos musculosos para os homens. O público mais alcançado com esse tipo de informação são as mulheres, fazendo com que as mesmas estejam sempre insatisfeitas com sua aparência e tamanho corporal, buscando cada vez mais a modificação de seus corpos, mantendo a “saga” pelo corpo utópico. Assim a ação prejudicial da padronização de corpos disseminada pelos diversos meios de comunicação já está sendo considerado, inclusive, nas culturas orientais, mesmo sendo classificada como uma das culturas mais conservadoras e menos suscetíveis a influências exteriores.
A Nutrição é definida como a ciência que estuda a composição dos alimentos e as necessidades nutricionais individuais, em estados de saúde e doença distintos. Desta forma, o profissional nutricionista possui o papel de não somente identificar e embasar um padrão alimentar que garanta uma vida plena e saudável para todos os brasileiros, mas que almeje a continuidade da diversidade bio-etnocultural e a garantia da identidade nacional. A autoimagem é a imagem que se faz ou se imagina sobre si mesmo. É o princípio da autoestima, visto que é
internalizado no conhecimento da individualidade de si mesmo e na expansão intrínseca das competências, na percepção dos sentimentos, atitudes e ideias relacionadas à dinâmica pessoal. A nutrição tem relação direta com os transtornos de autoimagem. Isso porque, cada vez mais, almeja-se uma alimentação considerada “saudável” por meio dos influenciadores digitais, que são numerosos nos dias de hoje e que bombardeiam as mídias sociais com
informações distorcidas, associadas com a imposição da imagem do “corpo perfeito”, estabelecendo a extrema magreza para as mulheres e corpos musculosos para os homens. O público mais alcançado com esse tipo de informação são as mulheres, fazendo com que as mesmas estejam sempre insatisfeitas com sua aparência e tamanho corporal, buscando cada vez mais a modificação de seus corpos, mantendo a “saga” pelo corpo utópico. Assim a ação prejudicial da padronização de corpos disseminada pelos diversos meios de comunicação já está sendo considerado, inclusive, nas culturas orientais, mesmo sendo classificada como uma das culturas mais conservadoras e menos suscetíveis a influências exteriores.
Analisar a relação direta entre mídias sociais e transtornos de autoimagem em jovens.
Avaliar a influência do padrão de beleza veiculado pela mídia sobre a satisfação corporal e a escolha alimentar;
Analisar a relação entre o estado nutricional e a percepção da autoimagem em adolescentes;
Levantar dados sobre equívocos de autoimagem, transtornos e qualidade de vida.
Analisar a relação direta entre mídias sociais e transtornos de autoimagem em jovens.
Avaliar a influência do padrão de beleza veiculado pela mídia sobre a satisfação corporal e a escolha alimentar;
Analisar a relação entre o estado nutricional e a percepção da autoimagem em adolescentes;
Levantar dados sobre equívocos de autoimagem, transtornos e qualidade de vida.
A metodologia inicial envolvia visitar as escolas do município de Lages/SC para divulgar o tema. Entretanto, com a pandemia de COVID-19, pretende-se divulgar os conteúdos através de vídeos curtos desenvolvidos especificamente para o público alvo. O teor dos vídeos contém breve explicação sobre: definição do transtorno de imagem, padrões estéticos difundidos pela mídia e de que formas as escolhas alimentares são afetadas, além de, formas de desconstruir a visão do “corpo ideal”.
A metodologia inicial envolvia visitar as escolas do município de Lages/SC para divulgar o tema. Entretanto, com a pandemia de COVID-19, pretende-se divulgar os conteúdos através de vídeos curtos desenvolvidos especificamente para o público alvo. O teor dos vídeos contém breve explicação sobre: definição do transtorno de imagem, padrões estéticos difundidos pela mídia e de que formas as escolhas alimentares são afetadas, além de, formas de desconstruir a visão do “corpo ideal”.
Web. https://youtu.be/sEPdRcCcJkA link do vídeo
Impresso e Webnário
META |
AÇÕES |
DURAÇÃO |
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INÍCIO |
TÉRMINO |
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Projeto |
Pesquisar, executar e apresentar |
03/2021 |
11/2021 |
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